O secretário municipal de Saúde de Patos, Umberto Joubert, esclareceu que no começo deste mês de novembro recebeu um ofício dos discentes da Turma Concluinte do Curso de Medicina deste Centro Universitário (Unifip), período 2020.2, solicitando por meio da comissão de formatura, uma ambulância do SAMU para ser utilizada em atividades realizadas pelos alunos em questão.
Portanto, ciente de que o SAMU/Patos possui diretores e coordenadores qualificados e responsáveis para realizar tal liberação, inclusive sem prejudicar qualquer andamento do serviço, o secretário encaminhou o referido ofício para o SAMU e pediu que a diretora geral e o diretor clínico avaliassem a cessão do veículo.
A liberação da ambulância pelo prazo máximo de uma hora foi feita mediante a disponibilidade de outras ambulâncias em situação de reserva, que ficaram de prontidão pata atender qualquer ocorrência.
De qualquer forma, o secretário também garantiu que a disponibilidade da ambulância pelo período máximo de uma hora, não impediria que a mesma atendesse um chamado de emergência, fato que não aconteceu. Após o trabalho dos alunos, a referida ambulância retornou intacta e sem qualquer avaria.
Umberto Joubert reforçou ainda que sua orientação não trouxe qualquer prejuízo para o SAMU e muito menos para os atendimentos do serviço, servindo apenas para dar uma contribuição, dentre as várias que já ocorreram em outras situações, quando por vezes as ambulâncias deram apoio para jogos de futebol, provas seletivas, e principalmente na liberação de 3 viaturas para serem utilizadas na realização de um curso do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB), ocorrido recentemente.
“Nunca tivemos qualquer problema em relação a isso, e digo sempre que, se eu errar, é sempre buscando fazer o certo”, ressaltou Joubert.
Joubert não desqualificou a matéria jornalística que trouxe o caso à tona, mas afirmou que não houve qualquer ilegalidade ou irresponsabilidade no fato de ter cedido a ambulância em questão.
Coordecom
Entrega de alimentos Entrega do PAA beneficia mais de 900 famílias e reforça segurança alimentar no município
Preocupação Açude do Jatobá tem pouco mais de 1,5 milhão de metros cúbicos de água
Balanço UPA Otávio Pires Lacerda realiza mais de 60 mil atendimentos médicos em 2025
Inauguração Nabor participa de reabertura da Casa da Cidadania e destaca importância dos serviços para o Sertão
Questionamentos Morador da Rua do Prado questiona reposição de poste removido na localidade
Denúncia Sindicato denuncia retenção de macas do SAMU no Hospital Regional de Patos; direção emite nota e se posiciona
Falta de água Moradores de São Mamede denunciam falta de água há vários dias e cobram providências da Cagepa
Descarte irregular Internauta denuncia descarte irregular de lixo e entulho diário em terreno baldio em Patos
Eleição Sindicato do Comércio Varejista de Patos elege e empossa nova diretoria; Diniz é reconduzido à presidência Mín. 22° Máx. 35°