Não é de hoje a luta do Giaasp (Grupo Independente de Analise e Ação Social e Política) na tentativa de dar mais dignidade aos deficientes físicos em Patos.
Apesar das leis, do bom senso e da educação, a cidade de Patos parece ter parado no tempo e não se desenvolve quando o assunto é acessibilidade.
Tudo, praticamente tudo em nossa cidade, necessita de reformas para facilitar a vida social daqueles que possuem limitações.
Luciano Dias esclarece e reivindica: "a acessibilidade, de acordo com a Lei n° 10.098/2000, significa dar às pessoas que têm algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida condições para alcançarem e utilizarem com segurança e autonomia os espaços mobiliários e equipamentos urbanos, as edificações, os transportes e os sistemas e meios de comunicação.
Isso é o que está escrito na lei, mas na prática, deficientes físicos encontram toda sorte de obstáculos nas atividades da vida diária. Prédios públicos e particulares têm escadas e batentes, as lojas da mesma forma, e com um agravante: elas enchem seu espaço com gôndolas de mercadorias e mal dá para uma pessoa "normal" andar; as calçadas possuem desníveis intransponíveis como também existe um desnível absurdo entre o asfalto das ruas e as rampas de acesso às calçadas.
A solução para todo esse problema passa não apenas por uma mudança arquitetônica, mas também pela mudança de mentalidade. Deficientes são contribuintes e consumidores, e, antes de tudo, seres humanos. Apesar das reuniões, audiências e conversas nada foi de fato realizado que trouxesse uma melhora substancial para as demandas da acessibilidade. Diante disso, tanto a Prefeitura quanto a Câmara de Patos caminham a passos muito lentos na questão da acessibilidade. RESPEITO JÁ!"
De fato, é notório que escolas particulares e públicas, o próprio prédio da Prefeitura, o centro de Patos, as calçadas, e tantos outros exemplos merecem maior atenção para a correção do problema.
Patosonline.com
Agradecimento Marcos Oliveira agradece equipe médica após cirurgia e recebe alta hospitalar
Arborização Prefeitura de Patos conclui plantio de 23 árvores no canteiro central da Rua Pedro Firmino
Crítica OAB Patos critica retirada da Vara de Execução Penal e regionalização das sucessões para Campina Grande
Atrasos Funcionários da Nephron Patos denunciam atraso no pagamento do piso salarial; empresa afirma que repasse é feito pelo Estado
Solidariedade Campanha solidária mobiliza ajuda para idosa de 87 anos em situação de risco no bairro Jatobá, em Patos, após desabamento de teto de residência em chuva
EDUCAÇÃO Educação de Cacimba de Areia celebra avanço histórico na fluência em leitura Mín. 24° Máx. 37°