Segunda, 02 de Fevereiro de 2026
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Banner Vera Cruz Topo
Banner Nissa Niscar PB
Brasil Brasil

Relatório das Forças Armadas sobre urnas eletrônicas será entregue ao TSE nesta quarta-feira (09)

Militares acompanharam processo eleitoral após pedido do presidente Jair Bolsonaro que fez questionamentos referentes ao sistema eletrônico de votação

08/11/2022 às 20h30
Por: PATOS ONLINE Fonte: Jovem Pan
Compartilhe:
Brasil, São José dos Campos, SP, 04/11/2020. Funcionária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manuseia urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições 2020, para prefeituras de todo o paí
Brasil, São José dos Campos, SP, 04/11/2020. Funcionária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manuseia urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições 2020, para prefeituras de todo o paí

Ministério da Defesa informou nesta segunda-feira, 7, que será encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quarta-feira, 9, o relatório do trabalho de fiscalização do sistema eletrônico de votação das eleições 2022.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

O procedimento foi feito por uma equipe de técnicos militares das Forças Armadas. Em 19 de outubro, a Defesa disse, por meio de um  documento, que o relatório de fiscalização das urnas seria enviado à Justiça Eleitoral apenas após o segundo turno.

Na época, a resposta foi direcionada ao presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, que havia solicitado os documentos sobre o processo eleitoral. As Forças Armadas acompanharam o pleito depois de um pedido presidente Jair Bolsonaro (PL), que fez questionamentos referentes ao sistema eletrônico de votação.

O documento é bastante aguardado por membros do atual governo, que atribuem a ele o atestado de lisura na votação que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para um terceiro mandato, além de governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais.

Continua após a publicidade
Banner Souza e Araujo Construtora

Se as Forças Armadas indicarem que houve indícios de irregularidade ou, no mínimo, inconsistências na vitória de Lula por margem de aproximadamente 2 milhões de votos — o resultado mais apertado da história —, os protestos que eclodiram após as eleições deverão se intensificar.

Um dos principais motivos relatados pelos manifestantes é a falta de confiança nas urnas. Além disso, eles acreditam que o processo eleitoral foi mal conduzido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), hoje presidido por Alexandre de Moraes, e não aceitam a participação do petista nas eleições sob o pretexto de que ele foi “liberado por uma manobra do STF”. Os atos começaram logo após o pleito, no dia 30, com bloqueios em rodovias por caminhões.

Desde o último dia 2, alguns dos integrantes das manifestações ocupam ruas em frente a bases militares em todos os cantos do país, como o Comando Militar do Sudeste, em São Paulo (Ibirapuera), o Comando Militar do Leste, no Rio de Janeiro (Praça Duque de Caxias), e o Quartel General do Exército, em Brasília.

Continua após a publicidade
Banner Imperial Madeiras

Jovem Pan

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 20h01 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 38°

Ter 37°C 23°C
Qua 34°C 24°C
Qui 33°C 23°C
Sex 32°C 23°C
Sáb 33°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras