Segunda, 13 de Abril de 2026
Banner Nissa Niscar PB
Banner Brazaturo Patos
Banner Dr Romulo
Banner CCAA
UNIFIP
Banner Dr Paulo Arnon
Policial Policial

Operação desarticula grupos de contrabando de cigarros em Patos e mais cinco cidades da Paraíba, além de outros estados do Brasil

10/11/2022 às 10h30
Por: PATOS ONLINE Fonte: Fonte: Portal Correio
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (10), a Operação O Mercador Fenício, que investiga organizações criminosas especializadas no contrabando de cigarros. O grupo investigado também é suspeito de praticar crimes de lavagem de dinheiro.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Sessenta mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva são cumpridos em João Pessoa, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Patos e Sumé, como também nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pará, Goiás, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.

Todas as ordens foram expedidas pela Justiça Federal, que também autorizou o sequestro de bens móveis e imóveis obtidos em virtude das atividades delituosas e o bloqueio de valores na ordem de R$ 1 bilhão, o que demonstra o grande poderio econômico das organizações criminosas investigadas.

De acordo com a Polícia Federal, os alvos da Operação O Mercador Fenício praticavam crimes há aproximadamente 10 anos. A quadrilha se organizava em dois eixos: operacional e financeiro.

Continua após a publicidade
Banner Dr Paulo Arnon

Os responsáveis pelo eixo operacional do esquema adquiriam os produtos no exterior e introduziam no Brasil de forma clandestina, além de realizar o transporte, armazenamento e distribuição em diversos pontos do território nacional a atacadistas e varejistas. Já os integrantes do eixo financeiro realizavam a lavagem de capitais e efetuavam a retirada do país dos recursos provenientes dos crimes de contrabando.

Ainda conforme divulgado pela Polícia Federal, com base em dados de empresas do setor de cigarros, o contrabando movimenta aproximadamente 50% do mercado no Brasil e, portanto, causa um grande prejuízo à sociedade devido ao não pagamento de impostos. A atividade ilícita também impossibilita uma maior geração de empregos.

Os investigados na Operação O Mercador Fenício poderão responder pelos crimes de contrabando, lavagem de dinheiro, organização criminosa e evasão de divisas, os quais, somados, têm pena máxima de 29 anos de prisão.

Continua após a publicidade
Banner Nissa Niscar PB

Fonte: Portal Correio

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 06h01 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 30°

Ter 31°C 21°C
Qua 32°C 22°C
Qui 33°C 22°C
Sex 33°C 23°C
Sáb 32°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Colégio Santo Expedito
RR Madeiras