
Foi divulgado no últimos dias o resultado da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2022, e a cidade de São José do Bonfim, localizada na região metropolitana de Patos, alcançou um feito histórico para a educação e esteve representada pela primeira vez.
A adolescente Lumma Guedes de Lucena Daniel, de 14 anos, estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, obteve uma belíssima pontuação e ganhou uma menção honrosa ao ficar na 51ª colocação entre os mais de 100 classificados no Estado da Paraíba
Lumma Guedes estudava no 8º ano do Ensino Fundamental II e foi a primeira aluna do município de São José do Bonfim a obter uma colocação de destaque na OBMEP.
Em contato com nossa equipe, Rosangela, conhecida popularmente por "Nenê", mãe da garota, disse que a jovem sempre se dedicou muito aos estudos e que isso é motivo de orgulho para a família: "Minha filha é motivo de orgulho para nossa família, pois sempre foi muito estudiosa e agora ela tem também um papel de destaque no nosso município, pois ela é a primeira aluna do Humberto Lucena a conquistar essa posição na Olimpíada Brasileira de Matemática. Escola e Família, uma parceria que dá certo", disse a mãe.
Rosangela também conta que Lumma tem uma irmã gêmea chamada Lara, e assim como ela é muito estudiosa, sendo que as duas foram contempladas nesse ano e agora serão concluintes do 9º ano em 2023: "As duas são muito estudiosas, dos 8 alunos que passaram contemplados, elas 2 foram", relatou Rosangela.

SOBRE A OBMEP
Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a 17ª OBMEP reúne mais de 54 mil escolas, localizadas em 99,78% dos municípios brasileiros. A prova da primeira fase foi feita por mais de 18,1 milhões de estudantes. Para a segunda fase, foram classificados mais de 900 mil alunos de escolas públicas e privadas.
Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio.
A OBMEP é dividida em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade dos estudantes. O Nível 1 é voltado para os alunos do 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental, o Nível 2 para os alunos do 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental e o Nível 3 para os alunos de todas as séries do Ensino Médio.
Por Felipe Vilar - Patosonline.com
Chuva forte Inmet emite novo alerta amarelo de chuva forte válido até este domingo (8)
Plantões extras Policiais civis da Paraíba entregam plantões extras em protesto contra defasagem salarial
Aterro Sanitário Visita técnica avalia monitoramento ambiental no Aterro Sanitário de São Mamede
Chuvas em 2026 Chuvas de fevereiro fazem Passagem e Quixaba superarem 100 mm e animam perspectiva de inverno no Sertão
Granizo Chuva de granizo surpreende moradores do distrito de Bananeiras, em Areia de Baraúnas, na noite desta quinta-feira (5)
Chuvas em 2026 EMPAER apresenta balanço das chuvas de janeiro na região de Patos
Chuvas Previsões se confirmam, e boas chuvas são registradas em vários municípios da região de Patos
Próteses Dentárias Prefeitura de Santa Terezinha faz a entrega de 690 próteses dentárias no ano de 2025
Gastronomia Restaurante O Caboclo se reinventa em 2026, amplia horários e se torna parada obrigatória para quem vai ao Pico do Jabre, em Matureia Mín. 24° Máx. 29°