
Um grupo de mulheres criou recentemente uma página no Instagram, a @fem.amplaconcorrencia.pb, para reivindicar a inclusão e participação do gênero na modalidade Ampla Concorrência dos Concursos da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do Estado da Paraíba, que devem ocorrer neste ano de 2023.
Segundo elas, atualmente existe uma separação, onde apenas 10% das vagas do concurso são destinadas às mulheres, a exemplo de que um certame com 1.000 vagas ofertadas, apenas 100 são destinadas ao gênero feminino.
Em estados vizinhos da Paraíba, a exemplo de Pernambuco e Rio Grande do Norte, já existe a unificação da concorrência para ambos os sexos, e a mesma unificação existe também em vários outros Estados do Brasil, com às mulheres concorrendo igualmente com homens.
"Não há argumentos para a oferta de apenas 10% das vagas para mulheres. Somos tão capazes do desempenho da Segurança Pública, quanto os homens", disse uma das representantes.
O grupo cobra o apoio dos deputados estaduais para que resolvam a situação: "Há alguns anos, no Rio Grande do Norte, havia a mesma limitação hoje presente na Paraíba, e graças ao empenho dos deputados dali, hoje as mulheres concorrem em Ampla Concorrência. O mesmo se deu em Pernambuco. A distribuição de 10% das vagas nas Carreiras Militares da Paraíba é uma injustiça e portanto solicitamos intervenção e apoio legislativo. A mulher policial treinada e equipada é tão eficiente quanto os homens", expressou.
O governador João Azevêdo confirmou a realização do concurso para a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Estado. Neste caso, cerca de mil vagas estão previstas para soldados.
Para participar da seleção de soldados, será preciso ter nível médio completo, altura mínima de 1,65m (homens) e 1,60m (mulheres), além da idade entre 18 e 32 anos, até a data de matrícula no curso de formação.
Por Patosonline.com
Acidente fatal Capotamento na BR-427 deixa dois mortos e uma criança ferida entre Paulista e Pombal
Ação policial PRF realiza comando de alcoolemia integrado nas BRs 230 e 361 em Patos, com foco na preservação de vidas
Feminicídio Paraíba registrou, em 2025, o maior número de feminicídios dos últimos 10 anos, confirma Polícia Civil
Preso! Empresário suspeito de matar Tavu Gadelha por dívida de R$ 400 mil se entrega à Polícia Civil em João Pessoa
Prisão Justiça mantém prisão de mulher que confessou morte da própria mãe em João Pessoa
Tráfico de drogas PM prende suspeito por tráfico de drogas e recupera motocicleta roubada em Igaracy
Direção perigosa PM flagra adolescente de 14 anos em direção perigosa durante rondas no Vale do Piancó
Indiciamento Polícia Civil conclui investigação de acidente na BR-230, em Soledade, e indicia motorista de caminhão
Habeas Corpus Defesa de João Lima, preso por violência doméstica, pede habeas corpus ao TJPB Mín. 22° Máx. 38°