Sexta, 04 de Abril de 2025
UNIFIP
Banner Clima Sublime
Banner JC Motos
Banner Dra Priscylla
Banner Dra Joyce
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
Sertão Sertão

Urubus morrem após comerem carne de vaca morta, e caso preocupa agricultores no Vale do Piancó. Veja vídeo

A bióloga ambientalista Brankinha Abreu concorda que a primeira suspeita é de envenenamento e orienta agricultor a colher uma mostra da carne da vaca e levar a um laboratório

24/02/2023 às 18h25
Por: PATOS ONLINE Fonte: Fonte: Diário do Sertão
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Diário do Sertão
Foto: Reprodução/Diário do Sertão

Nesta quinta-feira (23), o agricultor Francisco Matias, que reside no município de Igaracy, na região do Vale do Piancó paraibano, foi surpreendido por um fato incomum na sua fazenda. Ele encontrou uma vaca morta e ao redor do animal havia também três urubus mortos.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

O agricultor relata que no dia 21 ele percebeu a vaca apresentando sintomas estranhos, com dificuldade para se levantar e com um líquido verde escorrendo pela boca. Na manhã do dia 23 ela estava morta. O que intriga é que os urubus que tentaram se alimentar do cadáver também morreram.

O urubu é uma ave bastante conhecida por alimentar-se de organismos em decomposição, por isso contribui para a limpeza do meio ambiente. Para comer restos mortais, a ave precisa ter um organismo que resiste e até elimina microrganismos os quais o sistema digestivo humano não suporta. Por esse motivo, o fato dos urubus terem morrido ao ingerir a carne da vaca morta indica que ela pode ter sido envenenada.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

No programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão, a bióloga ambientalista Brankinha Abreu concorda que a primeira suspeita é de envenenamento. “Nesse caso, quando o animal ingere tal alimento e também passa a ter óbito, é mais que visto que aquele animal que estava morto e acabou causando a morte do urubu tinha sido envenenado por alguma substância que foi mais potente que o próprio sistema imunológico do urubu”, falou a especialista.

Brankinha orienta o agricultor a colher uma mostra da carne da vaca e levar a um laboratório. “É necessário que seu Francisco, enquanto proprietário do animal, se ele puder, pegar uma parte da mostra da carne desse animal, levar para um laboratório para que ele possa fazer a análise, porque aí sim vai ter condição de entender qual era a substância que estava presente na circulação sanguínea e na carne daquele animal”, diz ela.

Continua após a publicidade
Banner Dr Fernando Juca

Fonte: Diário do Sertão

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 09h07 - Fonte: ClimaTempo
29°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 36°

Sáb 34°C 22°C
Dom 35°C 22°C
Seg 36°C 22°C
Ter 34°C 22°C
Qua 36°C 21°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras