
Nesta quinta-feira (23), o agricultor Francisco Matias, que reside no município de Igaracy, na região do Vale do Piancó paraibano, foi surpreendido por um fato incomum na sua fazenda. Ele encontrou uma vaca morta e ao redor do animal havia também três urubus mortos.
O agricultor relata que no dia 21 ele percebeu a vaca apresentando sintomas estranhos, com dificuldade para se levantar e com um líquido verde escorrendo pela boca. Na manhã do dia 23 ela estava morta. O que intriga é que os urubus que tentaram se alimentar do cadáver também morreram.
O urubu é uma ave bastante conhecida por alimentar-se de organismos em decomposição, por isso contribui para a limpeza do meio ambiente. Para comer restos mortais, a ave precisa ter um organismo que resiste e até elimina microrganismos os quais o sistema digestivo humano não suporta. Por esse motivo, o fato dos urubus terem morrido ao ingerir a carne da vaca morta indica que ela pode ter sido envenenada.
No programa Olho Vivo da TV Diário do Sertão, a bióloga ambientalista Brankinha Abreu concorda que a primeira suspeita é de envenenamento. “Nesse caso, quando o animal ingere tal alimento e também passa a ter óbito, é mais que visto que aquele animal que estava morto e acabou causando a morte do urubu tinha sido envenenado por alguma substância que foi mais potente que o próprio sistema imunológico do urubu”, falou a especialista.
Brankinha orienta o agricultor a colher uma mostra da carne da vaca e levar a um laboratório. “É necessário que seu Francisco, enquanto proprietário do animal, se ele puder, pegar uma parte da mostra da carne desse animal, levar para um laboratório para que ele possa fazer a análise, porque aí sim vai ter condição de entender qual era a substância que estava presente na circulação sanguínea e na carne daquele animal”, diz ela.
Fonte: Diário do Sertão
Baixa umidade Inmet emite alerta de baixa umidade para Patos e outras 95 cidades do Sertão e Cariri da Paraíba
Baixa umidade Mais de 60 cidades do Sertão da Paraíba registram baixa umidade neste domingo, alerta Inmet; confira a lista
Baixa Umidade INMET emite alerta de baixa umidade para 71 municípios do Sertão da Paraíba até este sábado (20)
Transposição Engenheiro esclarece que liberação de águas do São Francisco para o RN não afeta açudes do Sertão paraibano
Agricultura Governo investe na criação de uma rede de produção agrícola sustentável no Sertão da Paraíba
Crise hídrica Construção desordenada de açudes particulares compromete abastecimento dos grandes reservatórios, alerta meteorologista sobre crise hídrica no Sertão Mín. 22° Máx. 36°