Terça, 15 de Julho de 2025
Banner Psique
Banner Dra Priscylla
Banner Dr Romulo
Banner Hmais Onco
UNIFIP
Banner JC Motos
Banner Prime Veiculos
Sertão Crise hídrica

Construção desordenada de açudes particulares compromete abastecimento dos grandes reservatórios, alerta meteorologista sobre crise hídrica no Sertão

O meteorologista destacou que essas construções, feitas em sua maioria por proprietários rurais de forma irregular, barram o fluxo natural das águas, comprometendo o abastecimento da população.

15/07/2025 às 08h00 Atualizada em 15/07/2025 às 12h42
Por: Felipe Vilar Fonte: Felipe Vilar - Patos Online
Compartilhe:
Foto: Patos Online/Reprodução
Foto: Patos Online/Reprodução

Durante participação no Podcast Patos Online, o meteorologista Dr. Mário de Miranda Ramos Leitão fez um alerta preocupante sobre a segurança hídrica no Sertão da Paraíba, especialmente na região de Patos. Ao abordar a situação do Açude Jatobá como exemplo, o especialista revelou dados alarmantes sobre o crescente número de açudes particulares construídos em áreas de bacia hidrográfica, o que tem afetado diretamente a chegada de água aos principais reservatórios públicos da região.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Segundo Mário, ainda em 2002, ao investigar a escassez de sangrias no Jatobá, ele teve acesso a imagens de satélite que apontavam a existência de 82 açudes na bacia hidrográfica do manancial. Passadas mais de duas décadas, ele estima que esse número tenha aumentado consideravelmente:

“Hoje, eu estimo que tem no mínimo 120 açudes. Toda vez que tem um período de seca, os proprietários constroem mais açudes”, afirmou.

O meteorologista destacou que essas construções, feitas em sua maioria por proprietários rurais de forma irregular, barram o fluxo natural das águas, comprometendo o abastecimento da população.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

“Por mais recurso que seja gasto, se a lei não for cumprida, essa água não vai chegar no Jatobá, não vai chegar em Capoeira, não vai chegar na Farinha”, alertou.

Leitão também citou a situação do Açude de Coremas, o maior do estado, que não transborda desde o longo período de estiagem entre 2011 e 2015. Segundo ele, é provável que centenas de açudes tenham sido construídos em sua bacia durante esse período.

“Veja que, de lá para cá, Coremas nunca mais sangrou. Chega um momento que a quantidade de água fica tão pequena que até para bombear é difícil. E quem está lá na ponta vai sofrer.”

Continua após a publicidade
Banner AudioSonic

O alerta do meteorologista evidencia a necessidade de fiscalização ambiental e aplicação da legislação sobre a construção de barramentos em bacias hidrográficas, para garantir o abastecimento coletivo e a sustentabilidade dos recursos hídricos na região.

ASSISTA ABAIXO A ENTREVISTA COMPLETA:

Por Felipe Vilar - Patos Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 15h07 - Fonte: ClimaTempo
33°
Tempo limpo

Mín. 19° Máx. 34°

Qua 35°C 18°C
Qui 34°C 18°C
Sex 34°C 19°C
Sáb 34°C 20°C
Dom 35°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras