
A Adutora do Pajeú, com 193 km de extensão, encontra-se em fase avanãda e está prevista para ser entregue até dezembro de 2025, segundo informações do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). A obra, considerada uma das mais importantes do Nordeste em infraestrutura hídrica, atenderá cerca de 240 mil pessoas em 28 municípios de Pernambuco e Paraíba.
No Sertão paraibano, oito cidades serão beneficiadas: Desterro, Teixeira, Cacimbas, Matureia, Mãe d’Água, na região de Patos, e Juru, Água Branca, e Imaculada, na região de Princesa Isabel. Outras cidades contempladas na Paraíba incluem Livramento, São José dos Cordeiros e Taperoá, no Cariri.
A adutora tem como objetivo garantir o fornecimento de água potável de forma contínua e segura a partir da transposição do Rio São Francisco, beneficiando residências, escolas, hospitais e áreas produtivas, principalmente em regiões historicamente afetadas pela seca. Segundo o secretário Nacional de Segurança Hídrica do MIDR, Giuseppe Vieira, a obra representa um marco na política de segurança hídrica do país.
“Estamos garantindo que a água chegue de forma regular e segura às famílias do semiárido, não apenas para consumo humano, mas também para fortalecer a produção agrícola, a economia local e a qualidade de vida da população. Cada obra concluída é um passo concreto para reduzir os impactos da seca e promover desenvolvimento regional sustentável no Nordeste”, afirmou.
As adutoras são sistemas de grandes tubulações que transportam água de rios, reservatórios ou estações de tratamento até cidades e comunidades, desempenhando papel essencial no fortalecimento da agricultura familiar, no desenvolvimento econômico e na qualidade de vida da população local.
Por Patos Online
Evento Joaquim do Clarinete é homenageado no Encontro de Filarmônicas e Fanfarras
Preocupação Moradores da zona rural de Malta cobram substituição de poste de iluminação danificado
Retiro de Carnaval Retiro de Carnaval de Pombal inicia contagem regressiva para celebrar 41 anos de fé e transformação
Aprovação de contas Prefeitura de São Mamede tem contas de 2023 aprovadas pelo TCE-PB
EMANCIPAÇÃO POLÍTICA Cacimba de Areia celebra 64 anos de Emancipação Política com programação especial de três dias
EMANCIPAÇÃO POLÍTICA Prefeitura de Salgadinho celebra 64 anos de emancipação política com grande festa popular
Ação Solidária Catingueira distribui kits de enxoval a gestantes e encerra atividades de 2025
Adutora do Pajeú Redenção das águas: Teixeira inaugura Adutora do Pajeú e vive dia histórico após décadas de espera
EDUCAÇÃO Escola Senador Humberto Lucena realiza colação de grau do 9º ano em São José do Bonfim Mín. 23° Máx. 37°