
Um bebê de apenas seis meses de idade morreu de complicações por meningite bacteriana em Campina Grande na última quinta-feira (2). A causa da morte foi confirmada neste sábado (4) pelo secretário municipal de saúde, Gilney Porto.
De acordo com o secretário, o menino deu entrada no Hospital da Criança e do Adolescente na quarta-feira (1), e foi liberado para tratamento em casa com antibióticos. Ele apresentava sintomas de inflamação no ouvido.
Contudo, no dia seguinte, na quinta (2), a criança retornou ao hospital, levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), com o quadro de saúde piorado. Por ter um estado de saúde considerado grave, o bebê passou pela emergência e depois para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na unidade hospitalar. Devido ao estado de saúde, o quadro clínico do bebê piorou e ele morreu.
Após a morte, na quinta-feira (2), o corpo do menino foi enviado ao em Serviço de Verificação de Óbito (SVO), em João Pessoa, que constatou a causa morte como sendo meningite. De acordo com a Secretaria de Saúde de Campina Grande, a família da criança informou que a vítima teria recebido apenas uma dose da vacina Meningocócica C, quando, de acordo com o esquema vacinal infantil, deveria ter recebido três doses.
Familiares do garoto acreditam que houve negligência médica no atendimento ao bebê. Gilney Porto disse que a Secretaria Municipal de Saúde está avaliando a conduta dos profissionais envolvidos no hospital e dando suporte para a família.
A irmã gêmea do bebê deu entrada na mesma unidade hospitalar na sexta-feira (3), inclusive, e continua internada no hospital com os mesmos sintomas da doença. Ela tem um quadro de saúde estável e será avaliada por um neurologista.
Neste sábado, familiares das crianças fizeram um protesto pedindo pela alta médica da menina internada. Contudo, a Secretaria de Saúde de Campina Grande informou que a equipe clínica técnica não autoriza a alta da criança pelo quadro clínico da paciente.
Fonte: g1 PB
Luto! Jovem de 26 anos, residente em São José do Bonfim, morre no Hospital de Patos após complicações de saúde
CNH Fim da obrigatoriedade de autoescolas para CNH deve impactar mais de 100 centros de formação na Paraíba, aponta superintendente do Detran
Espetáculo natalino Primeira edição do Baile do Menino Deus será apresentada em Teixeira na próxima sexta-feira
Artigo de opinião A morte de Gerson de Melo Machado e o espelho da negligência coletiva. Por Brunno Alves de Lucena
Negociação Cagepa prorroga campanha “Fique em Dia” até 30 de dezembro
Concurso público Paraíba tem 439 vagas abertas em concursos e seleções com salários de mais de R$ 16 mil
Eja Educação de Jovens e Adultos em Patos incentiva estudantes com ação do Programa “Novos Olhares”
Reforma DNIT proíbe tráfego de veículos acima de 12 toneladas e interdita ponte do Rio Piancó durante a madrugada para obras
SUSPENSÃO Exército suspende Operação Carro-Pipa em várias cidades da Paraíba, inclusive aqui no Sertão. Veja a lista Mín. 23° Máx. 37°