O secretário de Saúde do município de Patos, Leônidas Medeiros, falou para a reportagem da Rádio Espinharas para explicar o fato de que algumas vacinas foram descartadas na última segunda-feira (27), por supostamente estarem sem efeito em razão de falha na refrigeração das mesmas.
Leônidas explicou que, sempre que ocorre elevação de temperatura no acondicionamento de vacinas, a coordenação de imunização do município recolhe de imediato e elabora um relatório explicativo para ser entregue à Secretaria Estadual de Saúde, que vai analisar se as vacinas ainda estão aptas para serem aplicadas, ou se precisam ser descartadas.
Ele nega que existiu problema com ar-condicionado, a exemplo do que mencionaram, e afirma que todo o protocolo legal estava sendo adotado pela Secretaria de Saúde do município. Portanto, Leônidas alega que a pessoa que retirou as vacinas da caixa térmica para tirar fotos e colocar nas redes sociais, foi quem errou e quebrou o protocolo de armazenamento das vacinas, e que este procedimento já foi repassado para a Secretaria de Saúde do Estado, para que tome as providências.
Quanto às vacinas que sofreram elevação de temperatura em razão de uma queda de energia, o secretário garante que o protocolo foi seguido, e que o relatório juntamente com as vacinas já foi entregue ao Estado, como mando o protocolo.
Ouça mais detalhes no áudio que segue abaixo.
Matéria por Patosonline.com
Áudio da reportagem da Rádio Espinharas (Wânia Nóbrega)
Mín. 22° Máx. 37°