Terça, 22 de Abril de 2025
Banner Dr Romulo
Banner Clima Sublime
Banner JC Motos
Banner Dra Joyce
Banner Hmais Onco
Banner Dra Priscylla
Banner Chacara Canaa
UNIFIP
Gerais Gerais

Ministério Público instala gabinete de gestão de crise para monitorar violência contra as escolas na Paraíba

A instalação do gabinete de gestão de crise segue uma orientação do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), ligado ao Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG).

13/04/2023 às 09h00
Por: PATOS ONLINE Fonte: Por Portal WSCOM
Compartilhe:
(Foto: Divulgação/MPPB)
(Foto: Divulgação/MPPB)

O Ministério Público da Paraíba instalou o gabinete de gestão de crise relacionado à violência contra as escolas para acompanhamento e monitoramento da situação no estado. O gabinete é formado pela Procuradoria-Geral de Justiça, pela Secretaria-Geral, pelos Centros de Apoio Operacional Criminal, da Cidadania e Direitos Fundamentais, da Criança, do Adolescente e da Educação, pelo Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (Ncap), pelo Núcleo de Gestão do Conhecimento (NGC) e pelo Gaeco.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Nesta quarta-feira (12), foi realizada a primeira reunião do gabinete. Participaram o procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto; pelo corregedor-geral, José Roseno Neto; pelo secretário-geral do MP, Rodrigo Marques da Nóbrega; e pelos promotores de Justiça Liana Espínola (coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Cidadania e Direitos Fundamentais), Guilherme Lemos (coordenador do Ncap), Túlio César Fernandes Neves (integrante do Ncap), Dennys Carneiro e Jamille Lemos (integrantes do Gaeco).

O procurador-geral ressaltou a importância da atuação institucional coordenada e planejada para prevenção do problema. “Diante dessas questões relativas à violência contra as escolas, criamos o gabinete de gestão de crise para monitorar a situação e traçar estratégias de prevenção e contenção do problema, inclusive no intercâmbio com as forças de segurança”.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Na reunião ficou definida a criação de um canal exclusivo, no âmbito do MPPB, para o recebimento de denúncias relacionadas à violência contra as escolas. Os casos devem ser encaminhados para [email protected].

A promotora Liana Espínola informou que a instalação do gabinete de gestão de crise segue uma orientação do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), ligado ao Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG). A promotora integra o comitê nacional para tratar da problemática criado no âmbito do GNDH e composto por representantes das comissões de Educação, Infância e Juventude, Saúde e Direitos Humanos.

Continua após a publicidade
Banner A Dois

“Temos visto o escalonamento da problemática da violência contra as escolas e não podemos apenas tomar providências pontuais. Precisamos observar o macro e criar estratégias preventivas e repressivas”, disse a promotora Liana Espínola.

Conforme a promotora, é importante identificar quem são as pessoas capazes desse tipo de ação para tentar evitá-las. “As próprias famílias, em vez de replicar as notícias e aumentar pânico, podem ajudar a identificar pessoas que se sentem excluídas no ambiente escolar (e que podem nutrir ódio e agir com violência) e levar ao conhecimento da coordenação e da direção escolar para que essas possam encaminhar para as providências de assistência social ou atendimento psicológico, a fim de diminuir o isolamento de que se queixam essas pessoas”, complementou Liana Espínola.

Por Portal WSCOM

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 03h05 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 22° Máx. 33°

Qua 35°C 20°C
Qui 35°C 20°C
Sex 33°C 22°C
Sáb 35°C 22°C
Dom 36°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras