Assinado pelo presidente Lula, o decreto que cria o Parque Nacional da Serra do Teixeira foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira, dia 06 de junho.
O parque terá uma extensão de mais de 61 mil hectares, e irá abranger os municípios de Matureia e Teixeira, Água Branca, Cacimba de Areia, Catingueira, Imaculada, Juru, Mãe d'Água, Olho D'Água, Santa Teresinha, Santana dos Garrotes e São José do Bonfim.
Segundo o decreto, a criação do parque visa proteger a fauna e a flora da área, a exemplo de diversas espécies endêmicas da Caatinga, e assegurar a manutenção do ecossistema na região. Além disso, busca proteger também importantes sítios geográficos de grande beleza cênica, a exemplo do Pico do Jabre, ponto mais alto da Paraíba localizado em Matureia.
O decreto estabelece também que os imóveis rurais e privados localizados no parque serão desapropriados, sendo declarados de utilidade pública. Essa desapropriação ficará a cargo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO).
Confira abaixo os trechos do decreto:
"Art. 3º Ficam declarados de utilidade pública, nos termos do disposto na alínea “k” do caput do art. 5º e no art 6º do Decreto-Lei nº 3.365, de 21 de junho de 1941, os imóveis rurais privados existentes nos limites descritos no § 1º do art. 2º, para fins de desapropriação pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Instituto Chico Mendes.
“A Procuradoria-Geral Federal, órgão da Advocacia-Geral da União, por intermédio de sua unidade jurídica de execução junto ao Instituto Chico Mendes, fica autorizada a promover medidas administrativas e judiciais pertinentes, com vistas à declaração de nulidade de eventuais títulos de propriedade e de registros imobiliários considerados irregulares incidentes no Parque Nacional da Serra do Teixeira”.
Vale destacar que as faixas de domínio das Rodovias BR-110, PB-262, PB-276, PB-302 e PB-306, e de passagem de linhas de transmissão, não fazem parte dos limites do Parque Nacional da Serra do Teixeira.
Por Patosonline.com
UTILIDADE PÚBLICA Homem de 56 anos, natural de Olho D’Água, procura familiares após chegar à rodoviária de São Mamede
150 cisternas Cacimbas recebe 150 cisternas da Funasa para ampliar segurança hídrica de famílias rurais
Calor Patos começa a enfrentar início da temporada de calor intenso e baixa umidade
PADRE FABRÍCIO Quixaba se prepara para noite de fé e louvor com Padre Fabrício durante Festa de São Francisco de Assis
TEMPO NO SERTÃO Patos e municípios do Sertão estão sob alerta de baixa umidade do Inmet
Garantia-Safra Prefeitura de Olho d’Água divulga calendário de atendimento do Garantia-Safra 2026/2027 para agricultores
SAMU MATURÉIA SAMU de Matureia capacita profissionais para uso de compressor torácico automático
OPORTUNIDADES Semana começa com 695 vagas de emprego na Paraíba; Patos concentra 308 oportunidades
MEIO AMBIENTE Pesquisadores e agricultores desenvolvem soluções para reduzir impactos da desertificação no semiárido da Paraíba Mín. 21° Máx. 37°