Aprovada pela Câmara dos Deputados na noite desta quinta-feira, dia 06 de julho, a Reforma Tributária traz consigo a promessa de facilitar a redução de impostos e, consequentemente, beneficiar a população. No entanto, a especialista em economia, Roberta Trindade, alerta para a necessidade de cautela nesse processo, ressaltando que há muitos pontos a serem discutidos e definidos antes de sua efetiva implementação.
Embora a ideia de reduzir impostos seja vista de maneira positiva no sentido geral, a própria legislação destaca a importância de realizar alterações de forma gradual. Nesse sentido, a reforma tributária demandará um amplo debate e negociação entre os envolvidos, a fim de garantir que as mudanças sejam feitas de maneira equilibrada e responsável.
Roberta Trindade destaca a esperança de que os produtos essenciais sejam efetivamente barateados, mas ressalta a importância da colaboração dos agentes econômicos, especialmente dos empresários, para garantir o equilíbrio na hora da aquisição desses produtos. É fundamental evitar a escassez e garantir o acesso justo e igualitário a eles.
"Na prática, agora, a princípio, rapidamente, acredito que não muda nada, a proposta é que a gente tenha sim uma mudança, um barateamento de produtos que são essenciais para o povo. Simplificando essa legislação, há uma possibilidade de redução dessa alíquota e esses produtos mais essenciais serão protegidos", comentou.
Dessa forma, a reforma tributária, embora traga consigo a perspectiva de benefícios para a população, exige cautela e um trabalho conjunto entre governo, especialistas e setores econômicos. Somente com um processo cuidadoso e equilibrado será possível alcançar os objetivos almejados, proporcionando um ambiente mais favorável e justo para todos.
Ouça mais detalhes no áudio abaixo:
Patosonline.com
Mín. 24° Máx. 32°