O inverno nas cidades do Sertão da Paraíba está sendo mais quente em 2023 por causa do fenômeno El Niño, que está causando uma onda de calor em quase todo o Brasil ao longo desta semana. De acordo com a meteorologista Marle Bandeira, da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), a região é a única do estado a ser levemente afetada pelo fenômeno, que aumentou a temperatura máxima em cerca de 2°C.
Segundo Marle, as condições climáticas da faixa que vai do Agreste até o Litoral, fazem com que apenas o Sertão e Alto Sertão seja atingido pelo El Niño. “Na parte leste do estado temos uma configuração climática em que há um vento de Sudeste nesta época do ano Como é outra circulação de ar, esta faixa acaba não sendo atingida”, diz.
No caso das cidades do Sertão, que estão em alerta amarelo de perigo potencial para onda de calor, conforme o Inmet, a Aesa tem registrado temperaturas máximas levemente mais altas que, apesar de serem diferentes da média para a época do ano, já eram esperadas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/H/s/FdO1VvRAKiIA6ajckbcQ/alerta-amarelo-onda-de-calor-22082023.jpg)
“O Sertão está mais quente, mas as temperaturas não chegam ao calor extremo, como nas regiões do alerta vermelho. A temperatura máxima, que chega a 35°C no inverno, está chegando a 36°C ou 37°C. Mas é importante que as pessoas saibam que apesar da temperatura máxima estar uns dois graus acima da esperada para a estação, não quer dizer que vai estar sempre assim ao longo do dia. Tanto é que, mesmo no Sertão, que está sob alerta de perigo potencial de onda de calor, a média ao longo do dia é de 33°C, que é normal para esta época do ano”, explica Marle.
Segundo o alerta do Inmet, a onda de calor representa um leve risco à saúde da população das cidades afetadas. Nesses casos, o Instituto recomenda entrar em contato com: Defesa Civil (telefone: 199); e Corpo de Bombeiros (telefone 193).
O El Niño é um fenômeno que aquece as águas do Pacífico Equatorial, juntamente com as mudanças climáticas globais, que faz com que uma grande massa de ar quente e seco se estabeleça sob o país e eleve as temperaturas em todas as regiões, gerando uma onda de calor atípica.
Ou seja, de modo geral, esse calor excepcional deve afetar todas as regiões do país, embora as que mais devem sentir a elevação das temperaturas são o Sudeste e o Centro-oeste, com máximas perto ou acima de 40ºC em vários pontos.
Fonte: g1 PB
Baixa umidade Inmet emite alerta de baixa umidade para Patos e outras 95 cidades do Sertão e Cariri da Paraíba
Baixa umidade Mais de 60 cidades do Sertão da Paraíba registram baixa umidade neste domingo, alerta Inmet; confira a lista
Baixa Umidade INMET emite alerta de baixa umidade para 71 municípios do Sertão da Paraíba até este sábado (20)
Transposição Engenheiro esclarece que liberação de águas do São Francisco para o RN não afeta açudes do Sertão paraibano
Agricultura Governo investe na criação de uma rede de produção agrícola sustentável no Sertão da Paraíba
Crise hídrica Construção desordenada de açudes particulares compromete abastecimento dos grandes reservatórios, alerta meteorologista sobre crise hídrica no Sertão Mín. 22° Máx. 36°