Sexta, 18 de Outubro de 2024
Banner Dra Rhaissa
Dr. Jeann Santiago
Onco Patos
UNIFIP
Banner Topazio Tintas
Banner Veve Cell
Sertão Sertão

Inverno no Sertão da Paraíba está mais quente por causa do El Niño, diz meteorologista

Segundo Marle Bandeira, da Aesa, onda de calor não chega a atingir a Paraíba, e apenas o Sertão está sofrendo uma leve variação positiva de 2°C na temperatura máxima.

23/08/2023 às 14h29
Por: PATOS ONLINE Fonte: Fonte: g1 PB
Compartilhe:

O inverno nas cidades do Sertão da Paraíba está sendo mais quente em 2023 por causa do fenômeno El Niño, que está causando uma onda de calor em quase todo o Brasil ao longo desta semana. De acordo com a meteorologista Marle Bandeira, da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), a região é a única do estado a ser levemente afetada pelo fenômeno, que aumentou a temperatura máxima em cerca de 2°C.

Continua após a publicidade

Segundo Marle, as condições climáticas da faixa que vai do Agreste até o Litoral, fazem com que apenas o Sertão e Alto Sertão seja atingido pelo El Niño. “Na parte leste do estado temos uma configuração climática em que há um vento de Sudeste nesta época do ano Como é outra circulação de ar, esta faixa acaba não sendo atingida”, diz.

No caso das cidades do Sertão, que estão em alerta amarelo de perigo potencial para onda de calor, conforme o Inmet, a Aesa tem registrado temperaturas máximas levemente mais altas que, apesar de serem diferentes da média para a época do ano, já eram esperadas.

Continua após a publicidade
Banner Veve Cell
Alerta amarelo de onda de calor no Sertão da Paraíba — Foto: Reprodução/Inmet
Alerta amarelo de onda de calor no Sertão da Paraíba — Foto: Reprodução/Inmet

“O Sertão está mais quente, mas as temperaturas não chegam ao calor extremo, como nas regiões do alerta vermelho. A temperatura máxima, que chega a 35°C no inverno, está chegando a 36°C ou 37°C. Mas é importante que as pessoas saibam que apesar da temperatura máxima estar uns dois graus acima da esperada para a estação, não quer dizer que vai estar sempre assim ao longo do dia. Tanto é que, mesmo no Sertão, que está sob alerta de perigo potencial de onda de calor, a média ao longo do dia é de 33°C, que é normal para esta época do ano”, explica Marle.

Segundo o alerta do Inmet, a onda de calor representa um leve risco à saúde da população das cidades afetadas. Nesses casos, o Instituto recomenda entrar em contato com: Defesa Civil (telefone: 199); e Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Continua após a publicidade
Banner Dra Rhaissa

O que é o El Niño?

O El Niño é um fenômeno que aquece as águas do Pacífico Equatorial, juntamente com as mudanças climáticas globais, que faz com que uma grande massa de ar quente e seco se estabeleça sob o país e eleve as temperaturas em todas as regiões, gerando uma onda de calor atípica.

Ou seja, de modo geral, esse calor excepcional deve afetar todas as regiões do país, embora as que mais devem sentir a elevação das temperaturas são o Sudeste e o Centro-oeste, com máximas perto ou acima de 40ºC em vários pontos.

Fonte: g1 PB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 03h05 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 34°

Sáb 35°C 23°C
Dom 36°C 23°C
Seg 37°C 22°C
Ter 37°C 22°C
Qua 36°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras