
Neste domingo, 8 de outubro, é comemorado o Dia do Nordestino. A data foi escolhida em homenagem ao poeta, teatrólogo, músico e compositor Catulo da Paixão Cearense, conhecido como o Poeta do Sertão, que nasceu em 8 de outubro de 1863, em São Luís, no Maranhão.
O Dia do Nordestino foi instituído na cidade de São Paulo em 2009. No Senado, um projeto de lei (PL) busca colocar a data no calendário nacional.
"Os nordestinos, apesar das dificuldades e muitas vezes dos preconceitos, mostram resiliência se estabelecendo em várias regiões do país, contribuindo para o desenvolvimento e a diversidade, por isso também se justifica a criação de uma data nacional para celebrarmos o povo e a cultura nordestinos", afirma o autor do PL, senador Angelo Coronel (PSD-BA).
Segundo o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Nordeste é a segunda região mais populosa do Brasil, com 54,6 milhões de pessoas.
O território da região corresponde a 26,9% do nacional, sendo constituido por nove estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Fonte: Diário de Pernambuco
Baixa umidade Inmet emite alerta de baixa umidade para Patos e outras 95 cidades do Sertão e Cariri da Paraíba
Baixa umidade Mais de 60 cidades do Sertão da Paraíba registram baixa umidade neste domingo, alerta Inmet; confira a lista
Baixa Umidade INMET emite alerta de baixa umidade para 71 municípios do Sertão da Paraíba até este sábado (20)
Transposição Engenheiro esclarece que liberação de águas do São Francisco para o RN não afeta açudes do Sertão paraibano
Agricultura Governo investe na criação de uma rede de produção agrícola sustentável no Sertão da Paraíba
Crise hídrica Construção desordenada de açudes particulares compromete abastecimento dos grandes reservatórios, alerta meteorologista sobre crise hídrica no Sertão Mín. 22° Máx. 36°