Em conversa exclusiva com o Patosonline.com neste sábado, 04 de novembro, o senador Efraim Filho (União Brasil) falou sobre o debate acerca da descriminalização do porte de drogas para consumo próprio, em votação no Supremo Tribunal Federal (STF), e da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que tramita no Senado Federal, ao qual o mesmo é relator, e visa criminalizar o porte de qualquer quantidade de drogas.
Segundo o senador, o tema ganhou discussão em todo o Brasil, com a sociedade debatendo a decisão do STF e se posicionando, em sua grande maioria, contrária à legalização das drogas. Nesse sentido, o Senado lançou a PEC 45/2023, apresentada pelo senador Rodrigo Pacheco, do PSD de Minas Gerais, que trata da criminalização do porte de drogas.
"O que nós temos visto hoje é que essa é uma decisão que deixa muitas dúvidas, a droga é uma das principais responsáveis por grandes barbáries da sociedade moderna, não é só uma questão jurídica essa PEC, ela tem um viés de saúde pública e um viés de segurança pública, afinal, se você legalizar a posse da droga, mas você vai comprar a droga aonde, se ela não vende em mercado, farmácia? Vai comprar do tráfico, ajudando a financiar o crime organizado", disse Efraim.
Efraim destacou que uma audiência pública foi realizada na Comissão de Constituição e Justiça, reunindo psiquiatras e representantes do Poder Judiciário para tratar do assunto, e espera-se que até o final de novembro o parecer esteja pronto para votação na CCJ e no Plenário do Senado.
O parlamentar se posicionou contrário à legalização e disse que esta seria a porta de entrada para drogras mais pesadas, destruindo famílias e laços da sociedade.
"A nossa posição tem sido contrária a essa legalização, ouvimos numa audiência pública e esperamos até o final de novembro ter o parecer pronto pra ser votado, tanto na CCJ quanto no Plenário do Senado Federal, pra defender as famílias e a sociedade brasileira. A gente sabe que a maconha é porta de entrada para drogas muito mais pesadas e perigosas, como cocaína, crack, heroína, e por aí vai, são drogas que destroem famílias, laços da nossa sociedade e é preciso muito cuidado nesse momento", comentou o senador.
Ouça mais detalhes no áudio abaixo:
Pedido de vista do ministro André Mendonça suspendeu o julgamento, pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), do Recurso Extraordinário (RE) 635659, com repercussão geral (Tema 506), em que se discute a descriminalização do porte de drogas para consumo próprio. Até o momento, há cinco votos pela inconstitucionalidade da criminalização do porte de maconha para consumo próprio e um voto que considera válida a previsão do artigo 28 da Lei de Drogas (Lei 11.343/2006).
Por Patosonline.com
Eleições 2026 Pesquisa Seta/Polêmica mostra avanço de Cicinho Lima na disputa pela ALPB em 2026
Educação Superior Hugo Motta defende criação de Universidade Federal do Sertão da Paraíba após aprovação do IF Sertão
Eleições 2026 Dr. Jarques Lúcio destaca apoio de Érico Djan e reforça pré-candidatura à Assembleia Legislativa: “União de forças em defesa do Sertão”
EDUCAÇÃO Encontro intersetorial de Secretarias, marca início das atividades para a Educação e Saúde de Cacimba de Areia
AUMENTO Congresso aprova reajuste e ganho extrateto a servidores; salários poderão chegar a R$ 77 mil
Caso Master Hugo Motta diz que CPI do Master respeitará fila de pedidos da Câmara
Gás do Povo Câmara aprova MP que cria o Programa Gás do Povo com botijão gratuito para famílias de baixa renda
Reajuste João Azevêdo anuncia reajuste salarial linear de 10% para todos os servidores do Estado
Agenda Prefeito de Salgadinho, Erivan Júlio, participa de imersão da CNM em João Pessoa com foco na captação de recursos Mín. 24° Máx. 33°