
Sol forte e temperatura nas alturas. Esse foi o cenário que os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 enfrentaram em Sousa, no Sertão da Paraíba, neste domingo (12). Um deles desses participantes é Raylan Victor Alves, de 18 anos. O jovem contou que o ar-condicionado da sala em que estava não deu conta de controlar o calor e que os fiscais precisaram até ligar um ventilador para reforçar a ventilação no espaço.
“Foi complicado [fazer a prova assim]. O ar-condicionado não tava colaborando. Como tinha muita gente na sala, ficou quente. Teve que ligar até o ventilador pra dar uma amenizada”, reforçou.
A previsão do tempo indicava uma temperatura máxima de 34º C para este domingo em Sousa, mas os termômetros chegaram a marcar 37º C. Além disso, a cidade está sob dois alertas de perigo de baixa umidade emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Todos esses fatores contribuíram para prejudicar o desempenho do estudante na prova.
“Atrapalhou um pouco. Ficava suando as mãos, fazendo a caneta escorregar. Isso desconcentra muito”, explicou.
E como nada dava conta de reduzir o calor, o jovem contou apenas com duas estratégias: beber água e usar o caderno de prova para se abanar.
Raylan fez a prova em uma escola da rede estadual localizada na cidade. Ele quer cursar Engenharia Civil. Por conta da afinidade com a área de exatas, gostou mais desse segundo dia de exame em que respondeu questões de matemática, biologia, física e química.
Fonte: g1 PB
Baixa umidade Inmet emite alerta de baixa umidade para Patos e outras 95 cidades do Sertão e Cariri da Paraíba
Baixa umidade Mais de 60 cidades do Sertão da Paraíba registram baixa umidade neste domingo, alerta Inmet; confira a lista
Baixa Umidade INMET emite alerta de baixa umidade para 71 municípios do Sertão da Paraíba até este sábado (20)
Transposição Engenheiro esclarece que liberação de águas do São Francisco para o RN não afeta açudes do Sertão paraibano
Agricultura Governo investe na criação de uma rede de produção agrícola sustentável no Sertão da Paraíba
Crise hídrica Construção desordenada de açudes particulares compromete abastecimento dos grandes reservatórios, alerta meteorologista sobre crise hídrica no Sertão Mín. 22° Máx. 36°