
Na sessão ordinária da última terça-feira (14), na Câmara Municipal de Patos, a vereadora Nadir falou sobre a nova lei do Planejamento Familiar, como foco principal nos métodos de laqueadura e vasectomia. Nadigerlane esclareceu que, de acordo com a legislação, os casais interessados nesses métodos devem procurar a unidade básica de saúde com 60 dias de antecedência.
Na consulta, os casais passam por uma avaliação com uma equipe multiprofissional, onde são informados sobre os riscos envolvidos nos procedimentos. Uma vez decididos, recebem um documento que autoriza o encaminhamento à maternidade para a realização da laqueadura ou vasectomia.
A vereadora ressaltou que, de acordo com a nova lei, os beneficiários desses métodos devem ter no mínimo 20 anos de idade e dois filhos. Ela enfatizou que não é necessário obter autorização do cônjuge, mesmo tratando-se de um ato ligado ao planejamento familiar.
A parlamentar argumentou que a laqueadura e a vasectomia são direitos assegurados por lei federal e que a recente modificação pela Lei 14.443 não deve ser interpretada como uma barreira, mas como um procedimento necessário para garantir o acesso ao serviço.
Durante seu discurso, Nadir esclareceu que o serviço pode ser negado se os casais não procurarem a Unidade Básica de Saúde no prazo estipulado de 60 dias antes do procedimento. A vereadora utilizou a tribuna não apenas para informar sobre a nova lei, mas também para desmistificar a percepção de que o acesso a esses procedimentos depende de favores políticos. Ela destacou que é um direito assegurado a todos os casais.
Patosonline.com
Invasão Manifestantes invadem a COP30 e entram em confronto com seguranças
Entrada liberada Lei proíbe cinemas, teatros, estádios, arenas de shows e parques da Paraíba de barrar entrada de consumidores com alimentos comprados fora
Feminicídio Francisca Motta repudia caso brutal de feminicídio em Patos e cobra mais proteção às mulheres paraibanas
Problemas internos Sargento Neto faz críticas a volta de Nilvan Ferreira ao PL
Câmara Federal PL Antifacção: “Câmara não permitirá que PF perca suas prerrogativas”, diz Motta
Reunião Prefeito Erivan participa de reunião em João Pessoa para tratar da retomada das obras da PB-228, em Salgadinho
Oportunidades Vereador Jônatas Kaiky anuncia 100 bolsas para cursos profissionalizantes em Patos
Visita Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, vai visitar a Paraíba a convite de Efraim Filho para discutir segurança pública
Suspensão RJ: Moraes suspende inquérito que apura remoção de corpos pós-operação Mín. 22° Máx. 35°