
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (5) a Operação Transloading, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado no tráfico internacional de drogas e armas de fogo. A ação, que envolveu 180 policiais federais, cumpriu 37 mandados de prisão preventiva e 52 mandados de busca e apreensão em diversos estados brasileiros. Na Paraíba, um mandado de prisão preventiva foi cumprido contra um caminhoneiro na cidade de Bonito de Santa Fé, no Sertão.
O grupo atuava em diversos estados, transportando os materiais ilícitos da região de fronteira até o nordeste do Brasil. A investigação, iniciada no final de 2022, identificou um grupo de distribuidores e comerciantes de drogas estabelecidos no Piauí, Maranhão e Ceará. Esses criminosos utilizavam estruturas como sítios e imóveis rurais para armazenar drogas provenientes da Bolívia e do Paraguai, posteriormente vendendo-as em Teresina/PI, Imperatriz/MA e Fortaleza/CE. Parte dos investigados possui relação com facções criminosas atuantes nos três estados mencionados.
O foco da investigação se voltou também para o grupo logístico da associação criminosa, responsável pelo transporte das drogas por rodovias do país. Dez caminhoneiros foram presos em estados como Piauí, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Sergipe e Paraíba, e aproximadamente 3 toneladas de entorpecentes (maconha e cocaína) foram apreendidas.
Os líderes e fornecedores de drogas do esquema foram identificados em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná. Eles comandavam as ações e o envio dos entorpecentes para o Nordeste. Durante a operação, foram coletados indícios de tráfico internacional e comércio ilegal de armas de fogo e munições.
Além dos presos, várias pessoas físicas e jurídicas foram utilizadas para movimentar valores ilícitos provenientes dos crimes, resultando no bloqueio e sequestro de cerca de R$200 milhões das contas bancárias dos investigados, além da apreensão de veículos pertencentes ao grupo.
Os investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, tráfico internacional e comércio ilegal de armas de fogo e munições, entre outros em apuração. Após ouvidos, os presos serão encaminhados aos sistemas penitenciários estaduais, onde permanecerão à disposição da Justiça. O nome da operação faz referência à transferência de mercadorias de um meio de transporte para outro a caminho de seu destino, destacando o modus operandi do grupo criminoso.


Patosonline.com
Com informações da Comunicação Social da Polícia Federal
Planejamento Polícia Militar participa de reunião de planejamento da 1ª edição do Sol Folia, em Patos
Susto Caminhão desgovernado provoca série de colisões e destrói moto em João Pessoa
Curso de Formação Polícia Civil da Paraíba divulga 3ª convocação para matrícula da 4ª turma do Curso de Formação
Prisão Homem é preso em flagrante por descumprir medida protetiva e perseguir ex-companheira em Patos
Arrombamento Sede de associação que apoia pacientes com câncer é alvo de novo arrombamento em Patos; criminosos agiram pelo telhado
Homem desaparecido Família procura por homem natural de Desterro desaparecido há mais de 10 dias
Acidente Colisão entre carro e moto é registrada em cruzamento no Centro de Patos; veja o vídeo
Acidente grave Colisão entre moto e van deixa motociclista gravemente ferido no bairro do Jatobá, em Patos
Violência doméstica Raphaella Brilhante agradece apoio após prisão de João Lima e diz que sua história tem fortalecido outras mulheres Mín. 22° Máx. 36°