A Dra. Noadja Andrade, coordenadora da UTI pediátrica do Hospital de Trauma de Campina Grande, forneceu detalhes sobre o estado de saúde do menino de 8 anos que sofreu um acidente automobilístico na PB-393, entre Cajazeiras e São João do Rio do Peixe, no último sábado (09).
De acordo com a profissional de saúde, o estado do paciente é grave, mas estável. Ele sofreu um traumatismo de maior intensidade, mas não apresentou fraturas nem hemorragias. O menino permanece na UTI pediátrica, em ventilação mecânica sob sedação, recebendo tratamento intensivista com a colaboração de um neurocirurgião.
A Dra. Noadja destacou que a pressão arterial do paciente está normal, sem a necessidade de medicamentos, e que a perfusão, mecanismo que bombeia sangue nos pulmões, está boa. A temperatura também está mantida sem alterações.
No entanto, a médica ressaltou que, devido à sedação profunda, não é possível fornecer informações sobre o nível de consciência do paciente neste momento.
"Não podemos falar sobre o nível de consciência, ou seja, o seu despertar, porque ele está sob sedação profunda que é recomendação, para que esse cérebro que sofreu uma lesão grave possa vir a desinchar mais rápido possível", frisou.
Quanto a possíveis sequelas, a pediatra afirmou que, neste estágio, não é possível relatar nada sobre o assunto. No entanto, ela destacou que o tratamento visa evitar consequências negativas na vida da criança.
"Está sob uma conduta direcionada para que nenhuma lesão secundária possa acontecer que se agrave da lesão inicial", explicou.
Por Patosonline.com
Com informações do Diário do Sertão
Mín. 22° Máx. 37°