A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba, no decorrer de fiscalizações realizadas entre os dias 08 e 10 de dezembro, prendeu três indivíduos em ocorrências criminais, dois deles tinham mandado de prisão, um por latrocínio e outro por associação criminosa. Também houve a recuperação de uma caminhonete com registro de roubo/furto.
A primeira ocorrência se deu na sexta-feira (08), no município de Campina Grande/PB, por volta das 14h10, quando equipe da PRF deu ordem de parada a uma caminhonete Ford Ranger, esta que, por sua vez, não obedeceu e empreendeu fuga em alta velocidade. Prontamente, os policiais realizaram acompanhamento tático por alguns quilômetros na BR-230, até o momento que acessou uma via paralela, adentrando o bairro da Catingueira, onde abandonou o veículo e realizou fuga a pé pela vegetação. Foram realizadas diligências, mas não foi possível localizá-lo. Foi identificado que o veículo tinha um registro de roubo/furto ocorrido em outubro deste ano em São Bento do Una/PE. Diante dos fatos evidenciados, o veículo foi recolhido e encaminhado para Delegacia de Polícia Judiciária de Campina Grande, onde passará pelos trâmites cabíveis para ser devolvido ao seu legítimo dono.
Na tarde do mesmo dia, no município de Cajazeiras/PB, às 15h, compareceu à Unidade Operacional (UOP) da PRF de Cajazeiras, um homem de 27 anos, o mesmo foi realizar os procedimentos cabíveis para liberação de veículo, a carreta apresentava irregularidade nas dimensões. Durante os procedimentos cabíveis, ficou evidenciado que não foram realizados os ajustes necessários. Contudo, foi apresentado uma Autorização Especial de Trânsito (AET) expedido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT que alterava as especificações da carreta. Ao ser questionado sobre a fraude na obtenção da AET, o condutor informou não ter conhecimento dos fatos. Sendo assim, diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de falsidade ideológica.
No final da manhã do sábado (09), no município de Campina Grande/PB, por volta das 11h50, agentes da PRF realizavam fiscalização na BR-230 quando abordaram uma motocicleta. Seguindo os protocolos, foram solicitados os documentos de identificação do condutor e do veículo. Ao realizar consultas aos sistemas de segurança, foi constatado um mandado de prisão por latrocínio, roubo seguido de morte. O indivíduo de 45 anos foi preso e encaminhado para Delegacia de Polícia Judiciária de Campina Grande/PB, onde ficará à disposição para cumprimento da pena imposta.
A próxima ação se deu no domingo (10), no município de Mamanguape/PB, às 16h25, quando policiais da PRF abordaram um Chevrolet Tracker. Foram solicitados os documentos de identificação dos ocupantes do veículo e do automóvel. Em posse dos documentos, ficou evidenciado que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) apresentava dados falsos. Através da expertise policial foi possível identificar o condutor, um homem de 41 anos, contra ele haviam dois mandados de prisão expedidos no Amazonas/AM ao seu desfavor por associação criminosa. Diante do flagrante, ele foi preso e encaminhado para Polícia Federal por uso de documento falso e associação criminosa.
A última ocorrência se deu no município de Campina Grande/PB, cerca de 35 minutos após a última ação, quando agentes da PRF visualizaram um Fiat Palio realizando manobra irregular. O automóvel foi abordado na UOP do município. Durante a fiscalização, foi realizado teste do etilômetro no condutor, um homem de 50 anos, ficando constatado a presença de 0,51mg de álcool por litro de sangue. Ele relatou ter bebido cervejas em Galante/PB. Diante do flagrante, o indivíduo foi detido e encaminhado para Delegacia de Polícia Judiciária por embriaguez ao volante.
Por Ascom/PRF-PB
Mín. 22° Máx. 37°