Outro trabalhador do comércio de Patos manteve contato com a produção do Patosonline.com, para buscar explicações pelo não pagamento do novo piso salarial dos servidores do comércio e do setor de serviços de Patos, no valor de R$ 1.465,00, que foi definido em julho de 2023.
O denunciante contou que a empresa a qual trabalha ainda está pagando o piso anterior de R$ 1.400,00, sob a alegação de que a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria ainda não foi assinada pelo presidente da Federação dos Trabalhadores no Comércio de Bens e Serviços da Paraíba e Rio Grande do Norte, João de Deus dos Santos, e a empresa só fará o pagamento do novo valor mediante a assinatura do documento pelas entidades que representam trabalhadores e empregadores.
“Queria saber o por que João de Deus ainda não assinou o aumento salarial da gente. A empresa que trabalho só vai pagar o aumento quando a Convenção Coletiva for homologada e já se passaram oito meses e até agora nada”, diz o trabalhador.
O Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Bens e Serviços de Patos e Região (SINTRACS-PR), informou por ocasião da primeira reclamação, ocorrida no início do ano, que a Convenção Coletiva de Trabalho 2023/2024, ainda não foi assinada pelo Ministério do Trabalho, por conta da Federação dos Trabalhadores no Comércio de Bens e Serviços da Paraíba (FETRACON-PB/RN), está em processo de renovação da nova diretoria da entidade, eleita em novembro do ano passado.
A entidade informou que o piso definido tem validade para Patos e região, e por esse motivo, necessita da assinatura dos presidentes do Sindicato dos Comerciários e da Fetracom-PB/RN, representando os trabalhadores, além do Sindicato do Comércio Varejista de Patos e da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado da Paraíba (Fecomércio-PB), representando a classe patronal.
Além de Patos, o novo piso também tem validade para os comerciários dos municípios de Água Branca; Aguiar; Belém do Brejo do Cruz; Boa Ventura; Bom Sucesso; Brejo dos Santos; Catingueira; Catolé do Rocha; Conceição; Coremas; Curral Velho; Diamante; Emas; Ibiara; Igaracy; Imaculada; Itaporanga; Jericó; Juru; Lagoa; Mãe d’Água e Manaíra.
Nós tentamos um segundo contato com o presidente do Sindicato dos Comerciários de Patos, Everaldo Lima, para saber se existe uma previsão de término desse processo envolvendo a federação e o pagamento desse retroativo dos servidores, mas até o fechamento da matéria não conseguimos a informação. O espaço do Patosonline.com está aberto a maiores esclarecimentos.
Por Genival Junior - Patosonline.com
Evento Joaquim do Clarinete é homenageado no Encontro de Filarmônicas e Fanfarras
Preocupação Moradores da zona rural de Malta cobram substituição de poste de iluminação danificado
Retiro de Carnaval Retiro de Carnaval de Pombal inicia contagem regressiva para celebrar 41 anos de fé e transformação
Aprovação de contas Prefeitura de São Mamede tem contas de 2023 aprovadas pelo TCE-PB
EMANCIPAÇÃO POLÍTICA Cacimba de Areia celebra 64 anos de Emancipação Política com programação especial de três dias
EMANCIPAÇÃO POLÍTICA Prefeitura de Salgadinho celebra 64 anos de emancipação política com grande festa popular
Ação Solidária Catingueira distribui kits de enxoval a gestantes e encerra atividades de 2025
Adutora do Pajeú Redenção das águas: Teixeira inaugura Adutora do Pajeú e vive dia histórico após décadas de espera
EDUCAÇÃO Escola Senador Humberto Lucena realiza colação de grau do 9º ano em São José do Bonfim Mín. 23° Máx. 32°