No Dia das Mães deste ano, uma mãe em especial foi homenageada de maneira tocante. Janicleide Ferreira da Silva, de 29 anos, técnica de Enfermagem na UPA Dr. Otávio Pires, em Patos, foi representada como símbolo de todas as mães que, como ela, sacrificaram o conforto e a proximidade com a família para cuidar de outras vidas.
A história de Janicleide é uma jornada marcada por desafios e vitórias. Com três filhos para cuidar, ela enfrentou uma gravidez de alto risco no ano passado, quando deu à luz à sua filha mais nova, Thawanny. Durante essa gestação, Janicleide enfrentou problemas graves de saúde, incluindo uma suspeita de trombo venoso cerebral. Após vários períodos de internação e uma cesariana emergencial, Janicleide e sua filha lutaram juntas pela vida durante sete meses.
O primeiro Dia das Mães de Janicleide com Thawanny foi um momento de celebração e gratidão, mas também de trabalho. Como profissional de saúde, Janicleide estava de plantão na UPA, cuidando de outros pacientes, enquanto seus próprios filhos estavam longe.
Mas a história de Janicleide vai além da maternidade. Órfã aos 14 anos, ela enfrentou o desafio de criar seu irmão mais novo, com problemas mentais, após a morte de seus pais, que sofriam com problemas de alcoolismo e a mãe falecer de câncer. Foi acolhida por Angela Maria, então Agente Comunitária de Saúde de sua mãe, que se tornou sua mãe adotiva. Angela guiou Janicleide pelo caminho da superação, incentivando-a a estudar e se profissionalizar na área da saúde.
"Sua mãe vivia em total miséria e ainda sofria por alcoolismo. Ao falecer, Janicleide ficou sem ter pra onde ir com seu irmão de 13 anos, que sofre de problemas mentais. Foi onde eu, Angela, que era Agente Comunitária de Saúde de sua mãe, tomei a responsabilidade de acolher Jane e seu irmão como meus filhos. Hoje, 15 anos depois, Jane deu a volta por cima, superou a dor de perder sua mãe, superou todo sofrimento vivido na sua infância, já que a mesma vem de uma família destruída, casou, teve dois filhos, separou-se e cria hoje os três filhos. Mesmo com uma vida sofrida, Jane não mediu esforços, retomou seus estudos, terminou o ensino médio, se formou como técnica de enfermagem, lutou na linha de frente da Covid-19 no Hospital Regional de Patos e ajudou a salvar muitas vidas. Venceu a covid, venceu a gravidez de risco e continua lutando por uma vida melhor, hoje ela está terminando o curso superior de enfermagem, profissão essa que eu sua, mãe de coração, também sou profissional. Janicleide seguiu meus passos e hoje posso dizer que ela tinha tudo pra seguir um caminho errado, mas escolheu lutar, estudar e se profissionalizar na área da saúde para dar uma vida melhor a seus filhos e eles não sofrerem tanto como ela, que não teve uma vida fácil. Ela é um orgulho para mim e sei que onde a mãe dela estiver, estará feliz pelo caminho que sua filha seguiu", expressou Angela, sua segunda mãe.
Hoje, Janicleide é uma mãe dedicada, uma profissional de enfermagem respeitada e uma inspiração para todos que conhecem sua história. Apesar dos desafios e das adversidades, ela encontrou forças para construir uma vida melhor para si mesma e para seus filhos.
Neste Dia das Mães, Janicleide Ferreira da Silva foi um exemplo vivo de amor, determinação e superação e recebeu uma homenagem surpresa de Angela e seus filhos. Sua história nos lembra que, mesmo nos momentos mais difíceis, o amor de uma mãe é capaz de vencer qualquer obstáculo.
Veja abaixo algumas imagens:
View this post on Instagram
Por Felipe Vilar - Patosonline.com
Mín. 24° Máx. 37°