Segunda, 25 de Novembro de 2024
Banner Clima Sublime
Banner Dra Rhaissa
Banner Dr Romulo
UNIFIP
Banner Topazio Tintas
Banner Hmais Onco
Banner Dra Priscylla
Locais Risco de inundações

Patos e mais 42 cidades da Paraíba estão suscetíveis a desastres ambientais, aponta mapeamento feito pelo Governo Federal

Destes, dez municípios estão localizados no Sertão do estado, incluindo Coremas, Nova Olinda, Patos, Pombal, Santa Luzia, São Bento, São João do Rio do Peixe, São José da Lagoa Tapada e Sousa.

22/05/2024 às 06h00 Atualizada em 22/05/2024 às 10h24
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online
Compartilhe:
Alagamento em Patos após chuvas no ano de 2009 - Foto: Blog Patoense
Alagamento em Patos após chuvas no ano de 2009 - Foto: Blog Patoense

Um recente mapeamento realizado pelo Governo Federal identificou que 43 municípios da Paraíba estão suscetíveis a desastres ambientais associados a deslizamentos de terras, alagamentos, enxurradas e inundações. Destes, dez municípios estão localizados no Sertão do estado, incluindo Coremas, Nova Olinda, Patos, Pombal, Santa Luzia, São Bento, São João do Rio do Peixe, São José da Lagoa Tapada e Sousa.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

No âmbito nacional, o estudo coordenado pela Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento, vinculada à Casa Civil da Presidência da República, mapeou um total de 1.942 municípios brasileiros que correm risco de algum desastre ambiental, representando quase 35% do total de municípios do país. A análise aponta que mais de 8,9 milhões de brasileiros residem em áreas de risco.

“O aumento na frequência e na intensidade dos eventos extremos de chuvas vem criando um cenário desafiador para todos os países, especialmente para aqueles em desenvolvimento e de grande extensão territorial, como o Brasil”, destaca o estudo. Este cenário se agrava nas áreas urbanas devido à rápida e desordenada urbanização, que frequentemente força as populações mais vulneráveis a se instalarem em locais inadequados e perigosos.

Continua após a publicidade
Banner Auto Escola VIP

Os estados com a maior proporção de população em áreas de risco são Bahia (17,3%), Espírito Santo (13,8%), Pernambuco (11,6%), Minas Gerais (10,6%) e Acre (9,7%). Em contraste, as unidades da federação com a população mais protegida contra desastres são Distrito Federal (0,1%), Goiás (0,2%), Mato Grosso (0,3%) e Paraná (1%).

Confira abaixo a lista de cidades paraibanas em risco:

Continua após a publicidade
Banner Dr Romulo

 

Vulnerabilidade Social

O estudo enfatiza que as populações pobres estão mais suscetíveis aos desastres ambientais no Brasil. A urbanização desordenada e a segregação sócio-territorial são identificadas como causas principais desse problema, pois têm levado as populações mais carentes a ocuparem áreas vulneráveis a inundações e deslizamentos.

“Essas áreas são habitadas, de forma geral, por comunidades de baixa renda que possuem poucos recursos para se adaptarem ou se recuperarem dos impactos desses eventos, tornando-as mais vulneráveis a tais processos”, conclui o documento.

Confira abaixo a nota técnica na íntegra:

 

Por Patos Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos - PB
Patos - PB
Sobre o município Patos é uma cidade na Paraíba, conhecida como a "Capital do Sertão". Sua fundação remonta a 1788, quando era um povoado. Emancipada em 1833, a cidade cresceu significativamente e hoje é um polo importante em educação, comércio e saúde no interior do estado. Situada no vale do Rio Espinharas, a região tem um clima semiárido e uma economia diversificada que inclui o comércio e serviços. Patos também se destaca por eventos culturais como o São João, um dos maiores da região.
Patos, PB Atualizado às 07h06 - Fonte: ClimaTempo
26°
Tempo limpo

Mín. 24° Máx. 37°

Ter 36°C 24°C
Qua 37°C 22°C
Qui 37°C 23°C
Sex 38°C 23°C
Sáb 37°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras