
Um recente mapeamento realizado pelo Governo Federal identificou que 43 municípios da Paraíba estão suscetíveis a desastres ambientais associados a deslizamentos de terras, alagamentos, enxurradas e inundações. Destes, dez municípios estão localizados no Sertão do estado, incluindo Coremas, Nova Olinda, Patos, Pombal, Santa Luzia, São Bento, São João do Rio do Peixe, São José da Lagoa Tapada e Sousa.
No âmbito nacional, o estudo coordenado pela Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento, vinculada à Casa Civil da Presidência da República, mapeou um total de 1.942 municípios brasileiros que correm risco de algum desastre ambiental, representando quase 35% do total de municípios do país. A análise aponta que mais de 8,9 milhões de brasileiros residem em áreas de risco.
“O aumento na frequência e na intensidade dos eventos extremos de chuvas vem criando um cenário desafiador para todos os países, especialmente para aqueles em desenvolvimento e de grande extensão territorial, como o Brasil”, destaca o estudo. Este cenário se agrava nas áreas urbanas devido à rápida e desordenada urbanização, que frequentemente força as populações mais vulneráveis a se instalarem em locais inadequados e perigosos.
Os estados com a maior proporção de população em áreas de risco são Bahia (17,3%), Espírito Santo (13,8%), Pernambuco (11,6%), Minas Gerais (10,6%) e Acre (9,7%). Em contraste, as unidades da federação com a população mais protegida contra desastres são Distrito Federal (0,1%), Goiás (0,2%), Mato Grosso (0,3%) e Paraná (1%).
Confira abaixo a lista de cidades paraibanas em risco:
O estudo enfatiza que as populações pobres estão mais suscetíveis aos desastres ambientais no Brasil. A urbanização desordenada e a segregação sócio-territorial são identificadas como causas principais desse problema, pois têm levado as populações mais carentes a ocuparem áreas vulneráveis a inundações e deslizamentos.
“Essas áreas são habitadas, de forma geral, por comunidades de baixa renda que possuem poucos recursos para se adaptarem ou se recuperarem dos impactos desses eventos, tornando-as mais vulneráveis a tais processos”, conclui o documento.
Confira abaixo a nota técnica na íntegra:
Por Patos Online
Calor Paraíba registra tempo seco e calor intenso; Patos pode atingir 36°C nesta segunda-feira (03)
Nova Emenda Vereadora Tide Eduardo destaca aprovação de lei que permite a vereadores assumirem cargos no Governo do Estado sem perder o mandato
Falta de Vascular Vereador Galeguinho da Van cobra presença de médico angiologista para atender paciente no Frei Damião, em Patos
Cidadania Atletas de Patos representarão o Sertão na Série A do Campeonato Brasileiro de Goalball
Emprego Sine-PB oferece mais de mil vagas de emprego em novembro; Patos tem 22 oportunidades em diversas áreas
Baixa Umidade Inmet emite alerta de perigo para clima extremamente seco em Patos e outras cidades da Paraíba
SAÚDE Hospital São Francisco realiza evento interno em alusão ao Outubro Rosa com a participação da mastologista Dra. Ana Rita
Campeonato Judô Judoca patoense Paulo Neto conquista ouro no Campeonato Paraibano de Judô
Outubro Rosa OAB Patos realiza evento “Cuidar de quem Cuida” em alusão ao Outubro Rosa
Mín. 22° Máx. 36°