O coordenador do SAMU Patos, João Albuquerque, conversou com a equipe de jornalismo da Rádio Espinharas FM e destacou uma preocupação constante enfrentada pelas equipes de urgência e emergência: a dificuldade de deslocamento das ambulâncias no trânsito.
Durante a entrevista, ele enfatizou a importância das ambulâncias chegarem rapidamente aos locais das ocorrências para atender de forma eficiente quem necessita de socorro. Contudo, João lamentou que, frequentemente, alguns cidadãos não abrem espaço para as ambulâncias passarem, dificultando a fluidez do trânsito. Este problema é mais notório nas proximidades do Centro, Jatobá, e outros bairros da cidade.
"A falta de colaboração por parte de alguns motoristas prejudica o trabalho das equipes e, consequentemente, pode agravar a situação dos pacientes que aguardam atendimento. Existe uma lei que criminaliza quem comete essa infração, mas, infelizmente, muitos ainda não cumprem", destacou Albuquerque.
Ele fez um apelo à população, pedindo mais consciência, educação e sensibilidade em tais situações. É crucial que todos entendam a gravidade da situação e ajudem a facilitar o trabalho do SAMU.
Coordenador do SAMU Patos, João Albuquerque - Áudio: Marcos Oliveira/Rádio Espinharas FM
Mín. 24° Máx. 37°