Ainda dentro das ações planejadas para o Maio Laranja, mês de Combate à Exploração e Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura Municipal de Patos, por meio dos serviços da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, esteve em diversos locais do município para tratar da exploração e violência sexual infantil.
Este ano, o Maio Laranja em Patos ficou marcado pela descentralização das ações. Pela primeira vez, as atividades chegaram a locais que antes não haviam sido contemplados no município. A iniciativa buscou alcançar o máximo de pessoas possíveis, levando conhecimento e ferramentas para identificar e combater a violência sexual.
A psicóloga da Vigilância Socioassistencial, Kézia Naara, conduziu a palestra sobre o tema na Primeira Igreja Batista de Patos, envolvendo a comunidade e explicando os diferentes tipos de violência, os sinais de alerta, e como agir quando uma criança ou adolescente relata algum abuso, e a importância da escuta especializada para que não aconteça uma nova violação à vítima. Kézia também destacou os canais de denúncia, como o 155, que atende diretamente a Paraíba, e os números dos conselhos tutelares da cidade, que funcionam 24 horas por dia.
O momento foi em parceria com o Instituto Criar (Instituto Crianças Alcançadas e Restauradas), uma ONG que há 9 anos atende 370 crianças dos bairros Santo Antônio e São Sebastião. Ercilio Ferreira, líder do Instituto, falou sobre a importância dessa integração com a gestão municipal. “Recebemos a Secretaria de Desenvolvimento Social de nossa cidade, na pessoa de Kézia, que colaborou com o nosso Instituto, abordando um tema muito importante, que, todo ano, nós focamos no mês de maio, que é o Maio Laranja, e a palestra contribuiu significativamente para a conscientização sobre a prevenção e o combate à exploração sexual infantil. A palestra foi direcionada aos pais e responsáveis dos nossos participantes, e essa integração do Instituto Criar junto à Secretaria de Desenvolvimento é de suma importância para o fortalecimento e construção de uma comunidade mais segura e acolhedora para as nossas crianças e adolescentes”.
Essas ações descentralizadas são essenciais para a construção de uma cidade mais segura e acolhedora para nossas crianças e adolescentes. Ao levar educação e informação para diversas áreas de Patos, a campanha do Maio Laranja reforça o compromisso de proteger os menores e combater a violência sexual infantil.
Mín. 24° Máx. 37°