
Ainda dentro das ações planejadas para o Maio Laranja, mês de Combate à Exploração e Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura Municipal de Patos, por meio dos serviços da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, esteve em diversos locais do município para tratar da exploração e violência sexual infantil.
Este ano, o Maio Laranja em Patos ficou marcado pela descentralização das ações. Pela primeira vez, as atividades chegaram a locais que antes não haviam sido contemplados no município. A iniciativa buscou alcançar o máximo de pessoas possíveis, levando conhecimento e ferramentas para identificar e combater a violência sexual.
A psicóloga da Vigilância Socioassistencial, Kézia Naara, conduziu a palestra sobre o tema na Primeira Igreja Batista de Patos, envolvendo a comunidade e explicando os diferentes tipos de violência, os sinais de alerta, e como agir quando uma criança ou adolescente relata algum abuso, e a importância da escuta especializada para que não aconteça uma nova violação à vítima. Kézia também destacou os canais de denúncia, como o 155, que atende diretamente a Paraíba, e os números dos conselhos tutelares da cidade, que funcionam 24 horas por dia.
O momento foi em parceria com o Instituto Criar (Instituto Crianças Alcançadas e Restauradas), uma ONG que há 9 anos atende 370 crianças dos bairros Santo Antônio e São Sebastião. Ercilio Ferreira, líder do Instituto, falou sobre a importância dessa integração com a gestão municipal. “Recebemos a Secretaria de Desenvolvimento Social de nossa cidade, na pessoa de Kézia, que colaborou com o nosso Instituto, abordando um tema muito importante, que, todo ano, nós focamos no mês de maio, que é o Maio Laranja, e a palestra contribuiu significativamente para a conscientização sobre a prevenção e o combate à exploração sexual infantil. A palestra foi direcionada aos pais e responsáveis dos nossos participantes, e essa integração do Instituto Criar junto à Secretaria de Desenvolvimento é de suma importância para o fortalecimento e construção de uma comunidade mais segura e acolhedora para as nossas crianças e adolescentes”.
Essas ações descentralizadas são essenciais para a construção de uma cidade mais segura e acolhedora para nossas crianças e adolescentes. Ao levar educação e informação para diversas áreas de Patos, a campanha do Maio Laranja reforça o compromisso de proteger os menores e combater a violência sexual infantil.





Data folha Pesquisa aponta que o Brasil tem 40% de petistas e 34% de bolsonaristas
Ação solidária Projeto “Transformando em Amor”, do jovem Nycollas Feitosa, realiza ação solidária e distribui cestas básicas em Patos
Luto! Morre em Campina Grande o patoense Severino Soares de Albuquerque, aos 69 anos
Evangelização Passagem realiza o evento “Passagem para Cristo” com noite de louvor e adoração na praça pública no próximo sábado (28)
Saúde Maternidade Dr. Peregrino Filho promove ação natalina de acolhimento às pacientes internas
Regime aberto Justiça adequa cumprimento de pena de homem em situação de rua após atuação da Defensoria Pública em Patos
Pesquisa de preços Procon/Patos divulga nova pesquisa de preços dos combustíveis e aponta estabilidade nos valores
Triagem Neonatal Pai questiona recusa inicial para realização de testes neonatais na Maternidade de Patos em bebê que nasceu em hospital particular; unidade emite nota e esclarece fluxo de acesso aos exames
Investimentos Patos avança com pacote de obras estruturantes e consolida investimentos em toda a cidade Mín. 22° Máx. 35°