
A Polícia Federal desencadeou nesta terça-feira a “Operação Livro Aberto”, uma ação que tem como objetivo reprimir crimes de fraude à licitação, desvio de recursos públicos, corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro. A operação está relacionada a contratos firmados pela Secretaria de Estado da Educação em 2018, último ano do mandato do ex-governador Ricardo Coutinho (PT).
Segundo informações da PF, dois deputados estaduais e diversos empresários são alvos das apreensões, embora os nomes dos envolvidos não tenham sido divulgados. A ação foi autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça, que expediu 12 mandados de busca e apreensão. Além disso, houve a determinação de indisponibilidade de bens, valores, dinheiro e ativos dos investigados, visando a recomposição do erário público em montante superior a R$ 4 milhões.
Os mandados foram cumpridos em diversos locais. Em João Pessoa, a ação ocorreu nos bairros de Miramar, Manaíra e Altiplano. Em Campina Grande, as operações se deram nos bairros Monte Santo, Alto Branco, Centenário e Malvinas. Outras localidades abrangidas pela operação foram Ponta de Pedras, em Pernambuco; Arapiraca, em Alagoas; e Lagoa Seca, na Paraíba.
O cumprimento dessas medidas cautelares tem como objetivo a coleta de elementos informativos para uma investigação iniciada em 2019. A investigação apura o possível pagamento de propinas a agentes políticos na Paraíba, um escândalo que pode envolver figuras de destaque no cenário político local.
Patosonline.com
Texto produzido com base em informações divulgadas pelo MaisPB
Eleições 2026 Tarcísio diz que não renunciará em abril e vai apoiar Flávio em SP
Manifestação Caminhada de Nikolas Ferreira chega ao Distrito Federal
Eleições 2026 Jarques Lúcio, ex-prefeito de São Bento, declara apoio a Nabor Wanderley e reforça pré-candidatura ao Senado
Eleições 2026 Apoio de Karla Pimentel consolida Olívia Motta como pré-candidata a deputada estadual no Conde em 2026
Eleições 2026 Apoio de Karla Pimentel, prefeita de Conde, fortalece projeto de Nabor Wanderley ao Senado no Litoral Sul
Aprovação Valorização do Servidor: Câmara de Teixeira aprova Projetos encaminhados pela Gestão
Desconto Bolsa Auxílio oferece mais de 50% de desconto para novos alunos Tecnólogos em Radiologia no Unifip
Concurso público MPPB firma TAC com Município de Ibiara para a realização de concurso público
Suspensão Presidente do TJPB suspende decisão que afastava Mesa Diretora da Câmara de Patos; Tide Eduardo segue na presidência Mín. 22° Máx. 38°