
Nesta terça-feira (25), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por maioria, descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal. O placar no Supremo ficou em 8 votos a 3 a favor. Agora, o porte da substância não será mais considerado crime, mas sim um ilícito administrativo. Essa mudança na legislação levanta debates sobre a política de drogas no Brasil e suas implicações sociais e de saúde pública.
Em contato com o Patos Online nesta quarta (26), o senador Efraim Filho (União Brasil), que é relator da PEC das drogas, criticou a decisão e disse que em 'nada acrescenta' para a sociedade brasileira.
De acordo com Efraim, o STF se afasta do que pensa e defende a sociedade brasileira com tal decisão. Ele ponderou os impactos às famílias, à saúde pública e à segurança pública.
"Só quem convive com a dependência no seu seio familiar sabe o quão nocivo e desestruturante é a dependência para a relação. [...] Então, para a família brasileira em nada acrescenta a descriminalização das drogas", disse.
O senador destacou ainda que o Estado não está preparado em termos de saúde pública e falou em financiamento ao crime organizado.
"Essa é uma responsabilidade que vai ser transferida do Estado para a sociedade, para as famílias brasileiras. Na segurança, é inegável que esse consumo, com a droga continuando ilícita, não se vende em farmácia ou mercado; quem quer consumir vai comprar do tráfico, e isso é financiar o crime organizado, que é responsável pela escalada da violência que assola hoje as cidades brasileiras, inclusive as cidades paraibanas", comentou.
Efraim disse que pretende que o Congresso Nacional siga na votação da PEC das drogas, com ampla e sólida maioria, indo contrário ao STF. "Enquanto o STF defende a descriminalização das drogas, o Senado e o Congresso serão contra essa descriminalização", finalizou.
Ouça abaixo a fala na íntegra:
Senador Efarim Filho (União Brasil) - Crédito: Marcos Oliveira/Patos Online
Por Felipe Vilar - Patos Online
Tá na Conta Câmara Municipal de Patos efetua pagamento do salário de dezembro aos servidores
ACIDENTE Animal solto provoca grave acidente com feridos na BR-361, em Patos, na noite desta sexta-feira (19)
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Câmara de Patos Presidente da Câmara de Patos apresenta balanço das atividades legislativas de 2025
Entrevista Cicinho Lima é o entrevistado do Radar neste sábado (20), na Rádio Espinharas FM e nas plataformas do Patosonline.com
Crise hídrica Vereadores Fátima Bocão e Rafael da Civil cobram ações diante da crise hídrica em Patos
Pouca chuva Paraíba pode ter chuvas de normal a abaixo da média no Cariri ao Sertão no 1º trimestre de 2026, aponta AESA
Ponto Facultativo Prefeitura de Patos decreta ponto facultativo para as celebrações de fim de ano
Segurança nas UPAs Em sessão ordinária, Vereadora Perla Gadelha solicita reforço da Guarda Municipal nas UPAs
Mín. 23° Máx. 37°