
Nesta terça-feira (25), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por maioria, descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal. O placar no Supremo ficou em 8 votos a 3 a favor. Agora, o porte da substância não será mais considerado crime, mas sim um ilícito administrativo. Essa mudança na legislação levanta debates sobre a política de drogas no Brasil e suas implicações sociais e de saúde pública.
Em contato com o Patos Online nesta quarta (26), o senador Efraim Filho (União Brasil), que é relator da PEC das drogas, criticou a decisão e disse que em 'nada acrescenta' para a sociedade brasileira.
De acordo com Efraim, o STF se afasta do que pensa e defende a sociedade brasileira com tal decisão. Ele ponderou os impactos às famílias, à saúde pública e à segurança pública.
"Só quem convive com a dependência no seu seio familiar sabe o quão nocivo e desestruturante é a dependência para a relação. [...] Então, para a família brasileira em nada acrescenta a descriminalização das drogas", disse.
O senador destacou ainda que o Estado não está preparado em termos de saúde pública e falou em financiamento ao crime organizado.
"Essa é uma responsabilidade que vai ser transferida do Estado para a sociedade, para as famílias brasileiras. Na segurança, é inegável que esse consumo, com a droga continuando ilícita, não se vende em farmácia ou mercado; quem quer consumir vai comprar do tráfico, e isso é financiar o crime organizado, que é responsável pela escalada da violência que assola hoje as cidades brasileiras, inclusive as cidades paraibanas", comentou.
Efraim disse que pretende que o Congresso Nacional siga na votação da PEC das drogas, com ampla e sólida maioria, indo contrário ao STF. "Enquanto o STF defende a descriminalização das drogas, o Senado e o Congresso serão contra essa descriminalização", finalizou.
Ouça abaixo a fala na íntegra:
Senador Efarim Filho (União Brasil) - Crédito: Marcos Oliveira/Patos Online
Por Felipe Vilar - Patos Online
RENASCER 2026 Carnaval com propósito: Renascer 2026 acontece de 15 a 17 de fevereiro em Patos
CARNAVAL 2026 Vereadora Brenna Nóbrega faz balanço positivo do primeiro Sol Folia e parabeniza gestão municipal
Hospital Regional Hospital Regional de Patos registra mais de 270 atendimentos durante plantão do fim de semana
Cultura Escritores patoenses são destaque em revista estadual de cultura
Chuvas Setor Sul de Patos registra 8,6 mm nas últimas 24h; acumulado médio de 2026 chega a 107,66 mm
SINE PB A partir desta segunda-feira (9), Sine-PB oferta 169 vagas de emprego em Patos-PB
Previsão de chuva Domingo chuvoso no Sertão: Patos registra precipitações desde cedo e previsão indica temporal à tarde
Luto Câmara Municipal de Patos manifesta profundo pesar pelo falecimento do jurista Dr. Duílio Wanderley
Aneurisma Cerebral Aneurisma cerebral exige diagnóstico precoce, alerta o neurocirurgião Dr. Rômulo José
Mín. 22° Máx. 35°