Domingo, 30 de Junho de 2024
UNIFIP
Dra Felianne
Onco Patos
Dr. Jeann Santiago
Brasil Liberação das drogas

Relator da PEC das drogas, Senador Efraim Filho critica decisão do STF de descriminalizar porte da maconha para uso pessoal: "Não acrescenta em nada"

De acordo com Efraim, o STF se afasta do que pensa e defende a sociedade brasileira com tal decisão. Ele ponderou os impactos às famílias, à saúde pública e à segurança pública.

26/06/2024 às 15h30 Atualizada em 26/06/2024 às 22h57
Por: Felipe Vilar Fonte: Felipe Vilar - Patos Online
Compartilhe:
Foto: Sidney Lins Jr.
Foto: Sidney Lins Jr.

Nesta terça-feira (25), o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por maioria, descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal. O placar no Supremo ficou em 8 votos a 3 a favor. Agora, o porte da substância não será mais considerado crime, mas sim um ilícito administrativo. Essa mudança na legislação levanta debates sobre a política de drogas no Brasil e suas implicações sociais e de saúde pública.

Continua após a publicidade

Em contato com o Patos Online nesta quarta (26), o senador Efraim Filho (União Brasil), que é relator da PEC das drogas, criticou a decisão e disse que em 'nada acrescenta' para a sociedade brasileira.

De acordo com Efraim, o STF se afasta do que pensa e defende a sociedade brasileira com tal decisão. Ele ponderou os impactos às famílias, à saúde pública e à segurança pública.

"Só quem convive com a dependência no seu seio familiar sabe o quão nocivo e desestruturante é a dependência para a relação. [...] Então, para a família brasileira em nada acrescenta a descriminalização das drogas", disse.

Continua após a publicidade
Banner Reunidas 24h

O senador destacou ainda que o Estado não está preparado em termos de saúde pública e falou em financiamento ao crime organizado.

"Essa é uma responsabilidade que vai ser transferida do Estado para a sociedade, para as famílias brasileiras. Na segurança, é inegável que esse consumo, com a droga continuando ilícita, não se vende em farmácia ou mercado; quem quer consumir vai comprar do tráfico, e isso é financiar o crime organizado, que é responsável pela escalada da violência que assola hoje as cidades brasileiras, inclusive as cidades paraibanas", comentou.

Efraim disse que pretende que o Congresso Nacional siga na votação da PEC das drogas, com ampla e sólida maioria, indo contrário ao STF. "Enquanto o STF defende a descriminalização das drogas, o Senado e o Congresso serão contra essa descriminalização", finalizou.

Ouça abaixo a fala na íntegra:

Senador Efarim Filho (União Brasil) - Crédito: Marcos Oliveira/Patos Online

 

Por Felipe Vilar - Patos Online

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos - PB
Patos - PB
Sobre o município Patos é uma cidade na Paraíba, conhecida como a "Capital do Sertão". Sua fundação remonta a 1788, quando era um povoado. Emancipada em 1833, a cidade cresceu significativamente e hoje é um polo importante em educação, comércio e saúde no interior do estado. Situada no vale do Rio Espinharas, a região tem um clima semiárido e uma economia diversificada que inclui o comércio e serviços. Patos também se destaca por eventos culturais como o São João, um dos maiores da região.
Patos, PB Atualizado às 03h05 - Fonte: ClimaTempo
18°
Tempo nublado

Mín. 18° Máx. 34°

Seg 34°C 18°C
Ter 34°C 17°C
Qua 33°C 18°C
Qui 35°C 19°C
Sex 34°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras