
Nesta quinta-feira (27), o Ministério da Saúde anunciou a construção de dois novos Centros de Parto Normal (CPNs) na Paraíba. As novas unidades serão localizadas em Patos, no Sertão, e em Guarabira, no Brejo. A previsão é que essas unidades realizem cerca de 36 mil atendimentos por ano, oferecendo um ambiente acolhedor e de assistência humanizada a mais de dois milhões de gestantes.
Os CPNs são unidades de saúde destinadas à assistência ao parto de risco habitual, fora de estabelecimento hospitalar. Eles prestam assistência ao trabalho de pré-parto, parto, puerpério e cuidados com o recém-nascido. Esses centros são projetados para oferecer um ambiente acolhedor e humanizado às gestantes que desejam o parto normal, alinhando-se com o foco prioritário do Governo Lula na saúde da mulher.
Segundo Mirela Pessatti, arquiteta responsável pelo projeto dos CPNs, os centros contarão com cinco suítes de pré-parto, parto e pós-parto, equipadas com banheiras, áreas internas e externas de ambulação, espaços que permitam a presença de um acompanhante escolhido pela mulher, e áreas de apoio técnico e de estímulo ao parto normal e humanizado. As unidades serão edificações inclusivas e sustentáveis, em conformidade com as normas que regulamentam os serviços de obstetrícia e neonatologia.
O Ministério da Saúde já disponibilizou os projetos arquitetônicos e de engenharia para facilitar a execução das obras e instalação dos equipamentos, permitindo que os centros estejam à disposição da população rapidamente.
Henrique Chaves, diretor de programa da Secretaria Executiva (SE) do Ministério da Saúde, afirmou que a disponibilização dos projetos referenciados permitirá aos municípios economizar tempo e recursos, além de garantir uma infraestrutura adequada tanto para os profissionais de saúde quanto para os usuários do SUS. “Isso levará mais saúde e atendimento de qualidade à população”, destacou Chaves.
Os materiais disponibilizados incluem projetos de arquitetura e engenharia em nível executivo, com seus respectivos memoriais, caderno de encargos, especificações e planilha orçamentária. Todos os projetos foram elaborados com metodologia BIM, que se baseia em modelos 3D para fornecer aos profissionais de arquitetura, engenharia e construção a perspectiva e as ferramentas necessárias para a construção eficiente.
A construção dos novos Centros de Parto Normal em Patos e Guarabira representa um avanço significativo na assistência ao parto na Paraíba, promovendo um ambiente seguro e acolhedor para as gestantes e seus bebês.
Por Patos Online
Campeonato Judô Judoca patoense Paulo Neto conquista ouro no Campeonato Paraibano de Judô
Outubro Rosa OAB Patos realiza evento “Cuidar de quem Cuida” em alusão ao Outubro Rosa
Homenagem Segundo Domiciano parabeniza Patos pelos 122 anos de elevação à categoria de cidade
Biênio 2026/2027 MPPB recomenda que Câmara Municipal de Patos não antecipe eleição da Mesa Diretora
ALPB Presidente da ALPB, Adriano Galdino, recebe título de Cidadão Patoense e reafirma compromisso com o desenvolvimento de Patos
Aniversário de Patos Durante sessão especial, vice-governador Lucas Ribeiro destaca avanços em Patos e recebe título de Cidadão Patoense
Mín. 21° Máx. 36°