
Na tarde desta terça-feira (9), o corpo do renomado cantor e compositor paraibano Biliu de Campina foi sepultado no Cemitério do Monte Santo, em Campina Grande, no Agreste da Paraíba. A cerimônia ocorreu em frente ao túmulo de Genival Lacerda, ícone da música nordestina, que faleceu em janeiro de 2021 devido a complicações da Covid-19.
Severino Xavier de Souza, mais conhecido como Biliu de Campina, faleceu na segunda-feira (8) aos 75 anos. Ele estava internado no Hospital de Trauma de Campina Grande desde o dia 24 de junho, após uma queda que resultou em um sangramento na cabeça. Devido à gravidade da situação, Biliu foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
A notícia de sua morte foi divulgada inicialmente pela sua produção e confirmada pelo Hospital de Trauma de Campina Grande, que informou que Biliu faleceu devido a uma parada cardiorrespiratória. O velório teve início na madrugada desta terça-feira (8), no Teatro Municipal Severino Cabral, e seguiu durante todo o dia.
O cortejo fúnebre de Biliu de Campina começou no Teatro Municipal Severino Cabral e, conforme informações da Superintendência de Trânsito e Transporte Público de Campina Grande (STTP), partiu por volta das 16h em direção à Pirâmide do Parque do Povo. O percurso incluiu lugares significativos na vida do artista, como sua residência na Rua Treze de Maio, a Praça da Bandeira na Rua Marquês do Herval, e o Calçadão da Cardoso Vieira.
O cortejo encerrou-se no Cemitério do Monte Santo, onde Biliu foi sepultado às 17h12. O local de seu descanso final é próximo ao túmulo de Genival Lacerda, criando um elo simbólico entre dois grandes nomes da cultura paraibana.
Biliu de Campina deixa um legado imensurável para a música nordestina e paraibana. Formado em direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), ele optou por seguir a carreira artística a partir de 1978, dedicando-se ao forró de raiz. Com uma carreira repleta de sucessos, Biliu lançou diversos discos e CDs independentes, sempre mantendo uma postura irreverente e apaixonada pela música e cultura nordestina.
A morte de Biliu de Campina marca o fim de uma era para a música paraibana, mas seu legado continuará a inspirar futuras gerações de artistas e admiradores da rica cultura do Nordeste brasileiro.
Por Patos Online
Com g1 PB
Perda de visão Após seis meses do mutirão oftalmológico em Campina Grande, pacientes relatam ainda passar por problemas: ‘não vejo nada'
Investigação MPPB instaura procedimento para apurar rompimento de reservatório da Cagepa em CG
Operação Alavantu Delegado detalha Operação Alavantu e revela plano da quadrilha que tentou assaltar carro-forte em Campina Grande
Dinheiro falso Polícia Federal prende jovem em flagrante com cédulas falsas em Campina Grande
Estupro Polícia Civil prende homem investigado por estupro de vulnerável contra a filha de 6 anos
Estupro Homem é preso suspeito de estuprar a filha em Campina Grande; abusos ocorreram entre 2020 e 2021
Comovente Médica relata momento difícil em que menina de 6 anos, atropelada em Campina Grande, descobre amputação: “Cadê minha perninha?”
Exploração infantil Polícia Federal deflagra sexta fase da Operação Kori e apreende material de exploração sexual infantil em Campina Grande
Cher Ami PF deflagra operação contra tráfico de drogas e venda ilegal de medicamentos em Campina Grande Mín. 23° Máx. 36°