Segunda, 23 de Setembro de 2024
UNIFIP
Dr. Jeann Santiago
Onco Patos
Policial Criminalidade

Secretário de segurança da PB atribui violência em Bayeux à chegada de facções do Sudeste

Número de casos de homicídios em Bayeux cresce em 516% em comparação ao mesmo período do ano de 2023.

10/07/2024 às 21h20 Atualizada em 11/07/2024 às 11h26
Por: Felipe Vilar Fonte: g1 PB
Compartilhe:
Foto: TV Cabo Branco/Reprodução
Foto: TV Cabo Branco/Reprodução

De acordo com o secretário de segurança do estado da Paraíba, Jean Nunes, o crescimento da violência em áreas como BayeuxSanta Rita e Cabedelo acontece por causa da migração constante de grupos criminosos da região Sudeste para áreas paraibanas de vulnerabilidade social.

Continua após a publicidade

“Do final do ano passado para cá, houve uma influência mais forte desses grupos que tentam vir do Sudeste para cá. No meio da disputa territorial, [as facções] tentam estabelecer seus espaços e agem com muita violência, tanto que nós tivemos uma elevação do nível de mortes violentas", explica Jean Nunes.

A preocupação quanto ao crescimento da violência em Bayeux aumentou principalmente após o assassinato dos jovens que foram encontrados decapitados no Rio do Meio, em Bayeux, na Grande João Pessoa, nesta terça-feira (9).

Continua após a publicidade
Reunidas

Dados do Ministério da Justiça mostram que o número de casos de homicídios em Bayeux cresceu 516% nos primeiros cinco meses de 2024 em comparação ao mesmo período do de 2023. Foram 37 casos de homicídio entre janeiro e maio, contra 6 casos no mesmo período em 2023.

O secretário falou ainda sobre as operações que estão sendo conduzidas para reduzir o número de casos de homicídios nas regiões mais afetadas pela violência e do trabalho em conjunto feito pelas forças de segurança do estado.

Continua após a publicidade
Banner Auto Escola VIP

"Essas comunidades passam por um processo mais sensível. As forças de segurança estão presentes, estão combatendo e identificando [os grupos criminosos] com as forças de inteligência, com o Ministério Público e com a Polícia Federal a partir da força tarefa que está em atuação, mas é preciso reconhecer que algumas áreas precisam de uma cautela diferenciada", detalhou.

Segundo o secretário, apesar dos números, uma redução gradual nos índices de violência começou a ser notada.

"Nos últimos 2 meses tivemos uma redução significativa nessas áreas com maior presença de conflitos de facções. Só em Bayeux, conseguimos diminuir 37% desses conflitos no último bimestre. Os 21 casos no último bimestre foram reduzidos para 5 casos, o que significa uma redução de 76%, prova que as operações estão focadas e que os resultados começam a surgir", afirma o secretário.

Os números dos homicídios de junho em Bayeux ainda não estão disponíveis para consulta na plataforma do Ministério da Justiça.

Fonte: g1 PB

Patos, PB Atualizado às 20h05 - Fonte: ClimaTempo
27°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 35°

Ter 36°C 21°C
Qua 36°C 23°C
Qui 36°C 21°C
Sex 36°C 22°C
Sáb 37°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras