Sexta, 22 de Novembro de 2024
Banner Hmais Onco
UNIFIP
Banner Clima Sublime
Banner Dra Priscylla
Banner Dra Rhaissa
Banner Topazio Tintas
Banner Dr Romulo
Brasil Investigação

STF retira sigilo de gravação de Bolsonaro e Ramagem; lei a transcrição do áudio

Ministro Alexandre de Moraes considerou que divulgação de trechos poderia causar prejuízo à correta informação da sociedade

16/07/2024 às 14h25 Atualizada em 16/07/2024 às 18h55
Por: Felipe Vilar Fonte: CNN Brasil
Compartilhe:
Foto: Carolina Antunes/PR
Foto: Carolina Antunes/PR

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, retirou nesta segunda-feira (15) o sigilo de uma gravação obtida pela Polícia Federal durante as investigações de um suposto esquema de espionagem ilegal na Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Leia a íntegra da transcrição do áudio clicando aqui.

Segundo o material, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados teriam realizado uma reunião para discutir formas de ajudar o senador Flávio Bolsonaro (PL) na investigação sobre “rachadinha” no gabinete do filho do ex-presidente quando ele era deputado estadual.

Continua após a publicidade
Banner Auto Escola VIP

A gravação faz parte da uma investigação da Polícia Federal que apura o suposto uso da Abin para espionagem ilegal de adversário de Bolsonaro.

Na última fase da operação da PF, realizada na semana passada, cumpriu cinco mandados de prisão preventiva e outros sete de busca e apreensão. O objetivo da operação é investigar uma organização criminosa que teria sido montada durante a gestão de Alexandre Ramagem, atual deputado federal e pré-candidato a prefeito do Rio de Janeiro.

Continua após a publicidade
Banner Dr Romulo

O que há na gravação?

O ex-presidente, em determinado momento, diz que “nunca sabe se alguém está gravando alguma coisa“. Ramagem, porém, disse, nesta segunda-feira (15), que Bolsonaro sabia que estava sendo gravado.

O áudio também traz uma suposta oferta do ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel para ajudar Flávio em troca de uma cadeira no STF.

Pela gravação, também é possível verificar Ramagem orientando advogadas de Flávio Bolsonaro e alertando para risco “político” do envolvimento do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) no caso.

CNN procurou os citados no documento. Veja o que disseram até o momento:

  • Jair Bolsonaro: sem manifestação até o momento.
  • Alexandre Ramagem: “O presidente Bolsonaro sempre se manifestou na reunião por não querer favorecimentos ou jeitinhos”. “Eu me manifestei contrariamente à atuação do GSI no tema, indicando o caminho por procedimento administrativo pela Receita Federal, previsto em lei, e ainda judicial no STF”
  • Augusto Heleno: procurado, o advogado Matheus Millanez, que representa o general Augusto Heleno, informou que não se manifestará.
  • Luciana Pires: a CNN tenta contato com a defesa.
  • Juliana Bierrenbach: “O que eu relatei foi a existência de uma organização criminosa no âmbito da Receita. Eles atuam da seguinte forma. Existe uma portaria que é de 2012 que determina que alguns funcionários da Corregedoria da Receita federal e da área de investigação podem utilizar uma senha de acesso que torna o acesso dos funcionários indetectável”.
  • Flávio Bolsonaro: “Mais uma vez, a montanha pariu um rato. O áudio mostra apenas minhas advogadas comunicando as suspeitas de que um grupo agia com interesses políticos dentro da Receita Federal e com objetivo de prejudicar a mim e a minha família. A partir dessas suspeitas, tomamos as medidas legais cabíveis. O próprio presidente Bolsonaro fala na gravação que não ‘tem jeitinho’ e diz que tudo deve ser apurado dentro da lei. E assim foi feito. É importante destacar que até hoje não obtive resposta da justiça quanto ao grupo que acessou meus dados sigilosos ilegalmente”.
  • Wilson Witzel: “Nunca mantive qualquer relação pessoal ou profissional com o juiz Flavio Itabaiana e jamais ofereci qualquer tipo de “auxílio” a qualquer um durante meu governo. O presidente Jair Bolsonaro deve ter se confundido e não foi a primeira vez que mencionou conversas que nunca tivemos, seja por confusão mental, diante de suas inúmeras preocupações, seja por acreditar que eu faria o que hoje se está verificando com a Abin e Policia Federal. No meu governo a polícia civil e militar sempre tiveram total independência”.

Fonte: CNN Brasil 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 12h07 - Fonte: ClimaTempo
35°
Tempo nublado

Mín. 23° Máx. 37°

Sáb 37°C 22°C
Dom 36°C 23°C
Seg 36°C 24°C
Ter 36°C 24°C
Qua 36°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras