No último sábado (27), durante o programa Revista dos Municípios, o Dr. Fernando Jucá, médico ortopedista, foi entrevistado pelo jornalista Marcos Oliveira. Durante a entrevista, o especialista abordou a questão da hérnia de disco, esclarecendo diversos aspectos importantes sobre essa condição de saúde.
O Dr. Jucá começou explicando que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a hérnia de disco não é uma condição rara. "É extremamente comum e, na verdade, é um desgaste do disco", afirmou. Ele destacou que o disco intervertebral funciona como um tipo de amortecedor da coluna, absorvendo os impactos que esta sofre ao longo do tempo.
Desde que começamos a andar, por volta de um ano de idade, a coluna vertebral começa a desempenhar a função de sustentar o peso corporal, utilizando esses discos. Com o passar do tempo, esses discos se desgastam, processo que pode ocorrer mais rapidamente em algumas pessoas do que em outras.
Quando o disco se desgasta, o anel fibroso que o envolve pode se romper, permitindo que o núcleo pulposo (o líquido contido no disco) extravase. "Esse líquido pode comprimir um nervo, causando dor por duas razões: pelo contato direto, que provoca uma reação inflamatória, e pela causa mecânica, com o líquido pressionando o nervo", explicou o Dr. Jucá.
A dor causada pela hérnia de disco é geralmente intensa, localizada na região lombar e pode irradiar para as pernas, causando grande desconforto aos pacientes. A compreensão adequada dessa condição e suas causas é essencial para o diagnóstico e tratamento corretos, aliviando o sofrimento dos afetados e melhorando sua qualidade de vida.
Confira a entrevista completa:
Mín. 23° Máx. 36°