A seleção brasileira perdeu por 2 a 0 para a Espanha, nesta quarta-feira (31), em Bordeaux, e contou com a ajuda dos ''rivais'' para se classificar às quartas de final nas Olimpíadas.
O duelo ficou marcado pela expulsão de Marta, que saiu chorando neste que pode ter sido seu último jogo em Jogos Olímpicos. Athenea del Castillo e Alexia Putellas anotaram os gols espanhóis.
Ainda pela terceira rodada, a Austrália perdeu por 2 a 1 para os Estados Unidos, e a Zâmbia foi goleada por 4 a 1 pela Alemanha.
Com tais resultados, o Brasil avançou no mata-mata como uma das duas melhores terceiras colocadas.
Agora, a equipe verde e amarela volta a campo no sábado, em Nantes, contra a primeira colocada do grupo A.
A Espanha veio com sete alterações com relação à equipe que ganhou da Nigéria por 1 a 0, mas a proposta de jogo se manteve fiel: pressão alta, posse de bola, controle. O Brasil também estava com um time distinto, sendo Adriana a estreante, Tamires e Yaya de volta, Kerolin e Ludmila no ataque.
Os primeiros 15 minutos foram mais parelhos, com a Seleção encontrando espaços em contra-ataques. Ludmila e Kerolin quase abriram o placar, quando a camisa 14 tentou encontrar a companheira dentro da área, a bola desviou em uma rival e bateu na trave.
No entanto, as espanholas começaram a "gostar" da partida e foram criando chances. Lorena salvou o Brasil em três oportunidades, enquanto Tarciane tirou uma bola em cima da linha.
Já nos acréscimos, Marta chegou atrasada, levantou demais o pé em uma disputa e acertou Olga Carmona. O árbitro Espen Eskas não teve dúvidas e expulsou a camisa 10, que saiu chorando de campo.
Arthur Elias não modificou a equipe para o segundo tempo, e o Brasil teve duas ótimas chances para marcar: Kerolin puxou o contra-ataque, esperou Ludmila passar, e a camisa 14 chutou para a boa defesa de Cata Coll; na sequência, Yaya roubou a bola e tocou para a 7, que bateu fraco.
A Espanha veio com tudo e colocou logo depois Aitana Bonmati e Alexia Putellas em campo. Arthur Elias respondeu com Yasmin, Ana Vitória e Jhennifer nos lugares de Tamires, Duda Sampaio e Kerolin.
Aos 22 minutos, as espanholas abriram o placar: cruzamento da esquerda, Lorena não segurou, e Athenea del Castilo só empurrou para o gol vazio.
Mesmo com 16 minutos de acréscimos dados pela arbitragem, o Brasil segurou o resultado no Matmut Atlantique, sabendo que o saldo de gols importa muito na briga pelos dois melhores terceiros lugares.
A reta final foi de muita emoção. A equipe de Arthur Elias chegou a ficar com 9 jogadoras, já que Antônia deixou o campo machucada e todas as substituições já tinham sido feitas. Foi então que Alexia Putellas chutou da entrada da área para fazer 2 a 0 para a Espanha.
Agora, com a vaga às quartas assegurada, o Brasil volta a campo no sábado, em Nantes, contra a primeira colocada do grupo A. A chave será definida nesta quarta-feira com Nova Zelândia x França e Colômbia x Canadá.
Fonte: ESPN
Mín. 23° Máx. 36°