
Esta semana é decisiva para os partidos, federações e coligações que têm interesse na disputa de cargos nas eleições de outubro. Segundo o calendário oficial do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o prazo para requerer registro dos candidatos termina nesta quinta-feira (15).
Além dessa data, a semana ainda tem outros marcos importantes no que diz respeito à definição das candidaturas. Amanhã (13) é data-limite para que o Tribunal Superior Eleitoral publique a tabela com a representação dos partidos políticos na Câmara dos Deputados e no Congresso Nacional.
Nessa tabela, devem ser consideradas as novas totalizações do resultado das últimas eleições gerais que ocorrerem até 20 de julho de 2024. A tabela servirá de base para divisão do tempo destinado à propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão e para a realização de debates (Res.-TSE n.º 23.610/2019, arts. 44, § 6º e 55, I).
O dia 15 de agosto além de ser o último dia para os partidos políticos, as federações e as coligações requererem o registro de candidatos, também é o último dia para os tribunais e conselhos de contas tornarem disponível à Justiça Eleitoral a relação daqueles que tiveram suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade e por decisão do órgão competente.
Nesse dia, os cartórios eleitorais e as secretarias dos tribunais eleitorais permanecerão abertos aos sábados, domingos e feriados e começam os prazos processuais relativos aos processos das eleições de 2024.
A partir de então, o mural eletrônico, mensagens instantâneas e mensagens eletrônicas serão utilizados para as comunicações da Justiça Eleitoral nos processos de registro de candidatura, nas representações, nas reclamações, nos pedidos de direito de resposta e nas prestações de contas.
A partir desse dia e até a decisão final da Justiça Eleitoral, nos processos de registro de candidatura, o Ministério Público será intimado das decisões, dos despachos e, quando não publicados em sessão, dos acórdãos por meio eletrônico, com abertura imediata do prazo processual, mesmo após o término do período eleitoral
Na quinta-feira termina o prazo para que os órgãos municipais de direção dos partidos políticos e das federações participantes do pleito de Município, onde não haja emissora de rádio e de televisão, requeiram ao tribunal regional eleitoral a veiculação da propaganda em rede pelas emissoras que os atingem, desde que a localidade seja apta à realização de segundo turno e seja operacionalmente viável realizar a retransmissão
De quinta-feira até 25 de agosto de 2024, as juízas ou os juízes eleitorais responsáveis pela propaganda convocarão os partidos políticos, as federações e a representação das emissoras de televisão e de rádio para a elaboração de plano de mídia para uso da parcela do horário eleitoral gratuito a que tenham direito, assim como para realizar o sorteio para escolha da ordem de veiculação da propaganda em rede.
Os partidos políticos têm até o dia 15 para providenciem a abertura de conta bancária específica destinada ao recebimento de doações de pessoas físicas para a campanha eleitoral, na Caixa Econômica Federal, no Banco do Brasil ou em outra instituição financeira com carteira comercial reconhecida pelo Banco Central do Brasil.
Por fim, de hoje até o dia 19 de dezembro, os partidos devem manter o registro das operações de tratamento de dados pessoais.
Encerrando a semana, no sábado (17) é a data-limite para as pessoas responsáveis por repartições, órgãos e unidades do serviço público federal, estadual e municipal oficiarem ao juízo eleitoral correspondente, informando o número, a espécie e a lotação dos veículos e embarcações de que dispõem para o transporte gratuito de eleitoras e de eleitores residentes em zonas rurais, aldeias indígenas, comunidades remanescentes dos quilombos e comunidades tradicionais para o primeiro e eventual segundo turno de votação.
Também é a data-limite para que o poder público informe ao juízo eleitoral itinerários, horários e modalidades de transporte que irá ofertar gratuitamente nos dias de votação.
Mais pB
Jornada de Foguetes Vereador Junior Contigo parabeniza equipe “Pink Rockets” por conquista histórica com recorde de alcance no Rio de Janeiro
Indenização Governo da Paraíba promete indenização e reconstrução de casas afetadas por rompimento de reservatório em Campina Grande
Estágios em Cacimba Prefeitura de Cacimba de Areia firma convênio com o UNIFIP para oferta de estágios no próprio município
Concurso público Paraíba tem 96 vagas abertas em concursos com salários de mais de R$ 13 mil
Eleições 2026 Efraim desmente possível volta à base de João Azevêdo e afirma que chegará ao segundo turno em 2026
Eleições 2026 23 prefeitos: Nabor recebe maior movimento de adesão regional da pré-campanha 2026
Luto na política Morre, aos 64 anos, a vereadora de São José de Espinharas, Francisca Bezerra de Sousa (Tica de Zé Calixto)
Eleições 2026 Eryvelton Lima analisa cenário político da Paraíba e prevê mudanças e surpresas nas eleições de 2026
Gastos MPPB instaura inquérito para apurar gastos com festas em Santana dos Garrotes Mín. 22° Máx. 37°