
O diretório municipal do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de Patos protocolou nesta quarta-feira (21), uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) contra o Prefeito e o Vice-Prefeito de Patos, Nabor Wanderley e Jacob Souto, alegando suposto abuso de poder político e administrativo durante as festividades do São João 2024. A ação foi fundamentada em alegações de que o evento cultural, que ocorreu entre os dias 19 e 23 de junho, teria sido utilizado para promover a imagem do atual prefeito e de seu filho, que é deputado.
De acordo com o documento apresentado pelo PSDB, ao longo dos cinco dias de festa, foram feitas cerca de 90 menções diretas ao prefeito e 30 ao seu filho. Na ação, o partido argumenta que o prefeito utilizou o evento para autopromoção, o que configuraria uma violação dos princípios de impessoalidade administrativa e das leis eleitorais.
Conforme o conteúdo apresentado na ação, o PSDB acusa o prefeito de ter direcionado o aparato administrativo da prefeitura para enaltecer sua figura política e a de seu filho, através de atos como beijos, selfies, danças e homenagens realizadas durante o evento. A legenda argumenta ainda que essa conduta caracterizaria uma utilização indevida de recursos públicos para fins eleitorais, agravada pela proximidade das eleições.
O partido anexou vídeos e fotos como provas do suposto abuso de poder, e requereu da Justiça Eleitoral a inelegibilidade do prefeito e do vice-prefeito, por 8 anos, além da cassação dos registros de candidatura ou dos diplomas caso já tenham sido eleitos.
"Ante o exposto, requer:
a) a citação dos investigados para que, querendo, apresentem defesa (art. 22, I, “a”, LC n. 64/1990);
b) o julgamento PROCEDENTE da presente Ação de Investigação Judicial Eleitoral para decretar a INELEGIBILIDADE dos representados para esta eleição e os 8 (oito) anos subsequentes, pelas práticas das condutas de abuso de poder político, autoridade e violação do princípio da impessoalidade e determinar A CASSAÇÃO DOS REGISTROS DE CANDIDATURA OU DOS DIPLOMAS dos representados (art. 1º, inciso I, alínea “d”, LC n. 64/90, art. 37, §1º, CF, art. 73, I da Lei n. 9.504/97)."
Agora, a ação seguirá para análise judicial, onde os acusados terão a oportunidade de apresentar suas defesas.
Confira abaixo o documento na íntegra:
Clique aqui para ver o documento "0600266-85.2024.6.15.0028.pdf"
Por Patos Online
Crise hídrica Presidente da Colônia de Pescadores alerta para crise hídrica após mortandade de peixes na Barragem da Farinha
Câmara de Patos Presidente da Câmara de Patos apresenta balanço das atividades legislativas de 2025
Entrevista Cicinho Lima é o entrevistado do Radar neste sábado (20), na Rádio Espinharas FM e nas plataformas do Patosonline.com
Crise hídrica Vereadores Fátima Bocão e Rafael da Civil cobram ações diante da crise hídrica em Patos
Pouca chuva Paraíba pode ter chuvas de normal a abaixo da média no Cariri ao Sertão no 1º trimestre de 2026, aponta AESA
Ponto Facultativo Prefeitura de Patos decreta ponto facultativo para as celebrações de fim de ano
Mín. 23° Máx. 36°