A nova modalidade de agendamento para a emissão da primeira via da carteira de identidade nacional (CIN) tem agilizado o atendimento dos usuários e recebido feedback positivo daqueles que utilizam o serviço. Após 30 dias de implantação, 13.280 usuários já foram atendidos nas Casas da Cidadania localizadas nos shoppings Manaíra, Tambiá e Bessa, no Conjunto Valentina de Figueiredo, e nas cidades de Campina Grande, Bayeux, Guarabira, e Santa Rita. O serviço está disponível diariamente, de segunda a sexta-feira, a partir das 9h.
Com o novo sistema, os interessados podem programar o atendimento para o dia útil seguinte ao agendamento e escolher em qual dos postos desejam ser atendidos. Inicialmente, o serviço está sendo prestado nas Casas da Cidadania de João Pessoa e em outras cidades da região metropolitana, como Bayeux, Campina Grande, Guarabira e Santa Rita. A partir do próximo dia 30, o agendamento também estará disponível para atendimento na Casa da Cidadania de Cabedelo, e em breve será implementado em Patos-PB, ampliando e descentralizando ainda mais os pontos de atendimento.
O gerente executivo das Casas da Cidadania, Leandro Carnaúba, destacou os benefícios proporcionados aos usuários com a mudança no modo de agendamento, que era semanal e passou a ser diário. "Essa mudança trouxe maior flexibilidade, permitindo que os usuários escolham o melhor dia e horário para serem atendidos, o que melhora a eficiência do serviço e facilita a vida da população, principalmente em casos mais urgentes", observou.
Ele também adiantou que o sistema de agendamento online será expandido para outras Casas, como Patos e Cabedelo. "Na Casa da Cidadania de Cabedelo, a partir do próximo dia 30, será implantado o sistema de agendamento online, oferecendo maior comodidade para a população e evitando filas. Isso resulta em um processo mais organizado, seguro e transparente para os usuários", afirmou.
Para agendar a emissão da carteira de identidade nacional, basta acessar o site https://agendamentorg.portaldacidadania.pb.gov.br/. A emissão da primeira via da CIN é um serviço gratuito oferecido pelo Governo do Estado. Já para a emissão da segunda via, há taxas estabelecidas.
Os documentos necessários para a emissão da CIN incluem a certidão de nascimento ou casamento (documento original ou cópia autenticada), comprovante de residência, identidade antiga (se disponível) e CPF regularizado e atualizado.
Mín. 23° Máx. 36°