
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou, nesta segunda-feira (27), um inquérito civil para investigar possíveis práticas de improbidade administrativa e lavagem de dinheiro no âmbito da Câmara Municipal de Santana dos Garrotes, localizada no Vale do Piancó.
A apuração, conduzida pelo promotor de Justiça Caio Terceiro Neto Parente Miranda, tem como foco a contratação de uma empresa responsável pelo gerenciamento do abastecimento de combustíveis da frota de veículos da Câmara. Segundo o MPPB, há indícios de irregularidades no processo licitatório e na justificativa da contratação.
De acordo com a portaria, o inquérito teve início após uma denúncia anônima registrada em 26 de junho de 2025, que relatava que o contrato beneficiava apenas um veículo oficial, levantando suspeitas sobre a necessidade e a legalidade da despesa.
Durante a análise preliminar, o Ministério Público constatou que apenas uma cotação de preços foi apresentada no processo — justamente a da empresa contratada —, sem a comprovação de uma pesquisa de mercado mais ampla, como exige a legislação.
O procedimento investigatório também apura a conduta de todos os envolvidos no processo, incluindo:
O promotor determinou o prazo de 15 dias para que os investigados apresentem defesa e documentos que considerem relevantes. A Câmara deverá, ainda, enviar cópia integral do processo administrativo, incluindo todas as cotações de preços e justificativas apresentadas.
O inquérito terá duração inicial de 365 dias, prorrogável por igual período, e busca esclarecer se houve desvio de recursos públicos ou violação dos princípios da legalidade, moralidade e eficiência na gestão da Câmara Municipal de Santana dos Garrotes.
Por Patos Online
Com informações do MaisPB
Câmara de Patos Presidente da Câmara de Patos apresenta balanço das atividades legislativas de 2025
Ação parlamentar Samuel Pinto destaca trabalho nos primeiros meses de mandato e reforça parceria com o Governo Municipal
Entrevista Cicinho Lima é o entrevistado do Radar neste sábado (20), na Rádio Espinharas FM e nas plataformas do Patosonline.com
Laudo Laudo da PF diz que Bolsonaro precisa de cirurgia para hérnia
Ação da PF Sóstenes diz que R$ 400 mil apreendidos pela PF são de venda de imóvel
Operação PF apreende cerca de R$ 400 mil na casa de Sóstenes Cavalcante
Cota parlamentar PF cumpre mandados de busca contra os deputados Sóstenes e Jordy por desvio de cota parlamentar
Balanço Vereador Júnior Contigo encerra primeiro ano de mandato com foco em emendas aprovadas e diálogo direto com a população
Crise hídrica Vereadores Fátima Bocão e Rafael da Civil cobram ações diante da crise hídrica em Patos Mín. 23° Máx. 36°