
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou, nesta segunda-feira (27), um inquérito civil para investigar possíveis práticas de improbidade administrativa e lavagem de dinheiro no âmbito da Câmara Municipal de Santana dos Garrotes, localizada no Vale do Piancó.
A apuração, conduzida pelo promotor de Justiça Caio Terceiro Neto Parente Miranda, tem como foco a contratação de uma empresa responsável pelo gerenciamento do abastecimento de combustíveis da frota de veículos da Câmara. Segundo o MPPB, há indícios de irregularidades no processo licitatório e na justificativa da contratação.
De acordo com a portaria, o inquérito teve início após uma denúncia anônima registrada em 26 de junho de 2025, que relatava que o contrato beneficiava apenas um veículo oficial, levantando suspeitas sobre a necessidade e a legalidade da despesa.
Durante a análise preliminar, o Ministério Público constatou que apenas uma cotação de preços foi apresentada no processo — justamente a da empresa contratada —, sem a comprovação de uma pesquisa de mercado mais ampla, como exige a legislação.
O procedimento investigatório também apura a conduta de todos os envolvidos no processo, incluindo:
O promotor determinou o prazo de 15 dias para que os investigados apresentem defesa e documentos que considerem relevantes. A Câmara deverá, ainda, enviar cópia integral do processo administrativo, incluindo todas as cotações de preços e justificativas apresentadas.
O inquérito terá duração inicial de 365 dias, prorrogável por igual período, e busca esclarecer se houve desvio de recursos públicos ou violação dos princípios da legalidade, moralidade e eficiência na gestão da Câmara Municipal de Santana dos Garrotes.
Por Patos Online
Com informações do MaisPB
AUMENTO Congresso aprova reajuste e ganho extrateto a servidores; salários poderão chegar a R$ 77 mil
Caso Master Hugo Motta diz que CPI do Master respeitará fila de pedidos da Câmara
Gás do Povo Câmara aprova MP que cria o Programa Gás do Povo com botijão gratuito para famílias de baixa renda
Reajuste João Azevêdo anuncia reajuste salarial linear de 10% para todos os servidores do Estado
Agenda Prefeito de Salgadinho, Erivan Júlio, participa de imersão da CNM em João Pessoa com foco na captação de recursos
Câmara Federal Câmara retoma trabalhos e Motta tenta pacificação após um 2025 agitado
Crítica Presidente do TCE-PB critica gastos milionários com Carnaval e defende prioridade para serviços essenciais: “Não está acima da sede e da fome”
Eleições 2026 Em primeira pesquisa registrada em 2026, Segundo Domiciano aparece entre os 36 nomes possíveis eleitos para deputado estadual
Nepotismo MPPB recomenda exoneração de irmã da prefeita de Cajazeiras por suspeita de nepotismo Mín. 22° Máx. 37°