As cidades de São Mamede e Salgadinho, localizadas na Região Metropolitana de Patos, no Sertão paraibano, elegeram no último domingo (06) os vice-prefeitos mais jovens do Brasil.
Em São Mamede, Ana Beatriz da Nóbrega Marinho, mais conhecida como Bia Nóbrega, de apenas 20 anos, foi escolhida para o cargo ao lado do prefeito Chaguinha Lopes (UNIÃO), que venceu as eleições municipais com 87% dos votos, a maior vitória da história política do município.
Bia Nóbrega é estudante do quarto ano de medicina e sobrinha do atual prefeito de São Mamede, Dr. Umberto Jefferson. Ela completará 21 anos apenas em 6 de novembro. Sua entrada na política se deu de maneira natural, tendo em vista a tradição da família. Além do tio atual prefeito, ela também é neta do atual vice-prefeito de Santa Luzia, Chicão.
Já em Salgadinho, Yan Guilherme Alves, também de 20 anos, do Partido Progressistas (PP), foi escolhido para o cargo ao lado do prefeito eleito Erivan Júnior (PSB), que venceu as eleições municipais com 58,7% dos votos.
Yan, que é sobrinho do atual prefeito Marcos Antônio Alves, completa 21 anos no próximo dia 30 de outubro, sete dias antes de Bia, e tem o ensino médio completo. Sua eleição marca um momento de renovação política na cidade, que é conhecida como a “terra da turmalina” e já serviu de inspiração para o enredo da novela Rancho Fundo, da Rede Globo.
Enquanto Yan se destaca como o vice-prefeito mais jovem do país, a cidade de Santana de Mangueira, também no Sertão paraibano, elegeu a prefeita mais jovem da Paraíba. Marina Lacerda, do MDB, tem 24 anos e foi eleita após substituir o prefeito atual, Nerival Inácio, que foi impedido de concorrer pela Justiça. Filha de um cabeleireiro e uma professora, Marina é natural de Boa Ventura, cidade vizinha a Santana de Mangueira.
As eleições de 2024 revelaram uma nova geração de políticos jovens no Sertão paraibano, trazendo expectativas de inovação e dinamismo para a administração pública nas cidades da região.
Por Felipe Vilar - Patos Online
Mín. 23° Máx. 37°