
O líder do Republicanos na Câmara dos Deputados, Hugo Motta (PB), declarou nesta segunda-feira (21) que pretende construir uma candidatura de consenso para a presidência da Casa, abrangendo desde a extrema direita até a extrema esquerda. A afirmação foi feita durante sua participação na Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol, em São Paulo, ao lado do atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
“Temos confiança de que construiremos essa candidatura de consenso da extrema direita à extrema esquerda para que tenhamos a Casa funcionando bem, os partidos respeitados e que cada um possa defender a pauta que considera importante para o país”, afirmou Motta.
Essa foi a segunda vez que Motta apareceu publicamente ao lado de Lira, desde que o atual presidente da Câmara indicou a parlamentares que o líder do Republicanos será seu candidato para a sucessão na presidência da Casa. Hugo Motta revelou estar em conversas com líderes partidários e deputados de forma individual, destacando o diálogo com o Partido dos Trabalhadores (PT) e o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “O PT tem discutido com a gente sobre a governabilidade. Estivemos com o presidente Lula”, relatou o deputado.
Motta defende que sua candidatura deve refletir o sentimento dos parlamentares e que o diálogo com outros poderes é essencial para esse processo. "Tem que representar o sentimento dos parlamentares e, nesse sentimento, tem que estar o diálogo com outros poderes”, reforçou.
Em setembro, Arthur Lira apareceu ao lado de Motta e de líderes de outros sete partidos, sugerindo uma possível aliança em torno do deputado para a presidência da Câmara. No entanto, Lira evitou confirmar publicamente seu apoio. “Sucessão da Câmara a gente fala na Câmara”, disse o presidente da Casa, acrescentando que o anúncio oficial será feito no momento oportuno.
Motta se consolidou como o principal nome para a disputa após a desistência de Marcos Pereira (Republicanos-SP), presidente de seu partido. Antes da reviravolta, o líder do União Brasil, Elmar Nascimento (BA), era considerado o favorito para receber o apoio de Lira.
A disputa pela presidência da Câmara é aguardada com expectativa, especialmente devido à importância do cargo na articulação política e na condução das pautas de interesse do governo e da oposição.
Patosonline.com
Com informações de Victória Cócolo, da Folhapress
Convite Trump convida Lula para “Conselho de Paz” para Gaza, dizem fontes
Prisão Domiciliar Gilmar Mendes nega pedido de prisão domiciliar para Bolsonaro
Investigação Caso Master: Toffoli prorroga por mais 60 dias investigação da PF
Operação Carro-Pipa Pipeiros denunciam atraso no pagamento desde outubro e ameaçam paralisar a Operação na PB; Exército diz aguardar recursos, mas governo afirma que repasses estão em dia
Conscientização Prefeitura de Teixeira espalha coletores pela cidade e reforça a conscientização sobre o descarte correto do lixo
URGENTE Moraes determina transferência de Bolsonaro para a Papudinha, em Brasília
Eleições em dobro Walber Virgolino diz que mantém diálogo com Efraim Filho e Sérgio Queiroz sobre a eleição suplementar de Cabedelo
Veto Lula sanciona Orçamento de 2026 com veto de cerca de R$ 50 milhões em recursos para a Saúde da Paraíba
Parecer MPE-PB aponta ausência de provas e defende a manutenção dos mandatos de prefeito e vice em Areia de Baraúnas Mín. 22° Máx. 34°