
O conceito de assassinato traz em si a ideia de premeditação e dolo — a intenção clara de tirar uma vida. Mas Ayla, de cinco anos, não era o alvo. Foi atingida por uma bala que a encontrou no meio do nada, mesmo sem intenção. Talvez a palavra certa seja “homicídio culposo”, quando uma vida é tirada sem o desejo de matá-la. Mas, neste caso, onde começa a linha entre o descuido e a culpa?
Quando morre uma criança, é como se cortassem uma asa da esperança. Ayla era a vida em sua forma mais ingênua. Saltitante e risonha, seguia por ali, preocupada apenas com a própria inocência. Até que, de repente, o mundo escureceu, e, ao invés de morrer, ela virou uma estrelinha no céu. Não estou romantizando o crime; é que não tenho adjetivos para a minha indignação. Também não foi acaso. Foi violência. Onde perdemos o controle sobre nossas ruas? Tomaram dela a chance de realizar os seus sonhos futuros, de existir por mais um dia.
Acredito que Ayla nem saiba o que houve. — Papai do céu! Papai do céu!! — assustada, foi arrebatada. Ayla dos Santos.
Quem é responsável por isso? Quem é o culpado? Quem fez a bala, quem vendeu a arma, quem puxou o gatilho, quem errou na mira? Quem provocou a ira de uma comunidade inteira?
Os culpados estão escondidos, talvez em algum beco, mas não escaparão... A partir de agora, são vigiados pelos olhos de todos os meninos e meninas do mundo. Somos todos Ayla. E seremos, também, a resistência contra o esquecimento e o silêncio que tentam sufocar o grito.
Fazer justiça é uma obrigação. E, enquanto ela não for feita, não haverá paz em nenhum coração.
*Por Misael Nóbrega de Sousa
Fase final Novo Aeroporto de Patos entra em fase final e passa por inspeção para inauguração completa
Primeira Infância Prefeitura de Patos assina ordem de serviço para construção do primeiro Centro de Referência da Primeira Infância da Paraíba
Ascensão Héber Tiburtino toma posse como vereador na noite desta terça-feira (16)
Agradecimento Moradoras do Itatiunga agradecem retorno do abastecimento após diversos dias enfrentando problemas
Ação solidária Jovem mobiliza solidariedade para ajudar família venezuelana em situação de vulnerabilidade em Patos
Voto de Aplauso Vereador Jônatas Kaiky apresenta voto de aplauso ao jovem atleta patoense João Lucas por conquista nacional no karatê Mín. 23° Máx. 37°