Os deputados estaduais das bancadas de oposição e de situação minimizaram a ação movida nesta segunda-feira (04), pela Procuradoria-Geral da República junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), pedindo a anulação da eleição do deputado Adriano Galdino (Republicanos), para o biênio 2025-2027.
A repercussão provocou maiores reações nos deputados Fábio Ramalho (PSDB), João Gonçalves (PSB), Eduardo Carneiro (Solidariedade), Taciano Diniz (Avante), Cida Ramos e Bosco Carneiro, entre outros, contestando o entendimento da PGR, em relação ao assunto.
Fábio Ramalho (PSDB): “Cada um aqui é maior de idade e sabe a decisão política e administrativa que tivemos nessa Casa. A nossa decisão foi sabendo a capacidade que a Mesa tem de administrar. Ninguém é obrigado a dizer sim, mas ao dizer o sim tem que se cumprir. Eu não acredito na anulação da eleição, porque fizemos em tempo hábil. Se for mais uma eleição, duas ou três, nas eleições que tivermos, o deputado Adriano Galdino pode contar Fábio Ramalho”, disse.
João Gonçalves (PSB): “É um equívoco. Quando a PGR entrou, faltou verificar que a eleição do presidente foi antes que editaram a proibição. A lei não vai retroagir para prejudicar”, avalia.
Para Eduardo Carneiro (Solidariedade), “a gente tem que ter palavra. Não pode ter camaleão, não será desmanchado. Terá meu apoio de qualquer jeito”.
Taciano Diniz (Avante): “Respeito o judiciário, mas quando essa eleição foi realizada na ALPB não existia nenhuma jurisprudência do STF proibindo, até aquela data, o direito de vossa excelência, presidente Adriano Galdino, de concorrer à reeleição. Se outra eleição vier a acontecer, terá meu voto mais uma vez”, disse Taciano.
Cida Ramos (PT): “Acredito que o bom senso vai prevalecer e já reafirmo aqui meu compromisso com o deputado Adriano Galdino“, afirmou Ramos.
Bosco Carneiro, do Republicanos, disse: “Depois de eleições realizadas, como é que agora o STF vem questionar a eleição em varias Assembleias Legislativas do Brasil?” O deputado também reforçou que, em caso de uma nova eleição para a presidência, votará novamente em Adriano Galdino pelo “competência, habilidade e compromisso com a Paraíba”.
Mín. 23° Máx. 36°