Sábado, 19 de Abril de 2025
Banner JC Motos
Banner Clima Sublime
Banner Dra Joyce
Banner Chacara Canaa
Banner Dra Priscylla
Banner Hmais Onco
UNIFIP
Banner Dr Romulo
Política Absurdo

MP encontra falecidos recebendo de prefeitura e 8 'fantasmas' em uma única Câmara da Paraíba

Dados são do projeto “caça-fantasma”, desenvolvido pelo Ministério Público

11/11/2024 às 22h00 Atualizada em 12/11/2024 às 09h06
Por: Marcos Oliveira Fonte: Jornal da Paraíba
Compartilhe:
Foto: reprodução
Foto: reprodução

Nos últimos dois anos o Ministério Público fez uma 'varredura' em registros e vínculos de emprego de prefeituras e câmaras municipais de 33 cidades paraibanas, localizadas no Sertão.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

A iniciativa, batizada de 'Caça-fantasma II', faz parte de um projeto que visa identificar pagamentos ilegais a servidores 'fantasmas' no Estado.

No Sertão os promotores encontraram vestígios de que muitos recursos foram pagos a pessoas que, efetivamente, não trabalhavam.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Em um dos municípios, Conceição, foram detectados pelo menos 8 servidores na Câmara de Vereadores com indícios de que estavam recebendo indevidamente - sem trabalhar.

Sete acordos de não persecução penal foram assinados e um oitavo servidor acabou condenado em 1ª instância, mas recorreu. Quem reconheceu a falha e assinou os acordos se comprometeu a devolver cerca de R$ 140 mil, além do pagamento de multa.

Continua após a publicidade
Banner A Dois

Já em Patos o MP diz ter se deparado com uma situação absurda. Entre os servidores que receberam salários de 2020 a 2022 foram identificadas pessoas falecidas. Feito o cruzamento de dados com os registros de óbitos dessas pessoas em cartórios observou-se que havia casos de servidores que receberam pagamentos de salários até quatro anos depois de terem morrido.

Uma investigação ainda está em curso tentando identificar os responsáveis pelos pagamentos.

Na cidade de Imaculada o 'pente-fino' achou o caso de um servidor que possuía vínculo no município e na Assembleia Legislativa do Estado, em João Pessoa.

As duas cidades ficam a 350 quilômetros de distância. Ou seja: para dar expediente presencial o sujeito teria que se deslocar por quase 5 horas, entre os dois municípios. Um acordo de não persecução penal também foi assinado.

Jornal da Paraíba 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 21h06 - Fonte: ClimaTempo
27°
Parcialmente nublado

Mín. 20° Máx. 36°

Dom 35°C 22°C
Seg 34°C 22°C
Ter 35°C 22°C
Qua 35°C 22°C
Qui 33°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras