Quinta, 28 de Novembro de 2024
Banner Hmais Onco
UNIFIP
Banner Dra Rhaissa
Banner Clima Sublime
Banner Dr Romulo
Banner Topazio Tintas
Banner Dra Priscylla
Brasil CORTES

Tentando conter rombo, Governo Federal muda regras e atinde em cheio beneficiários do BPC

Pacote de corte de gastos inclui valores de outros benefícios e membros da família para contar na renda da pessoa

28/11/2024 às 13h30
Por: Marcos Oliveira Fonte: O Estadão
Compartilhe:
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles

O governo Lula propôs mudanças no Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, para limitar o acesso ao pagamento, economizar recursos no Orçamento e conter a onda de concessão por via judicial. As alterações entraram no pacote de corte de gastos apresentado nesta quinta-feira, 28, por ministros no Palácio do Planalto.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Atualmente, para ter acesso ao BPC, a renda por pessoa de uma família não pode ser maior do que um quarto do salário mínimo. Os rendimentos que entram no cálculo da renda familiar mensal incluem salários, pensões, seguro-desemprego e rendimentos no mercado informal.

Passarão a integrar a conta a renda de cônjuge que não mora na mesma casa e o salário de irmãos, filhos e enteados. O valor de outros benefícios também vai contar. Na prática, a inclusão aumenta a renda considerada e pode fazer com que alguns beneficiários percam o direito ao beneficio.

Continua após a publicidade
Banner Clima Sublime

Os ministros do governo anunciaram que vão chamar todos os beneficiários do BPC para um recadastramento. A biometria será obrigatória para novas concessões e atualizações no cadastro. O gasto com esse benefício está perto de R$ 100 bilhões no Orçamento atualmente. O pacote de corte de gastos prevê uma economia de R$ 2 bilhões por ano com as medidas, totalizando 12 bilhões até 2030. Não é reduzir em relação ao valor de hoje, mas conter o crescimento no futuro.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que é preciso combater a “indústria de liminares que nasceu no País”. Conforme o Estadão revelou, decisões de tribunais triplicaram os benefícios para pessoas com deficiência nos últimos três anos.

Continua após a publicidade
Banner Dr Romulo

Fonte - O Estadão 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 14h07 - Fonte: ClimaTempo
37°
Parcialmente nublado

Mín. 22° Máx. 37°

Sex 37°C 22°C
Sáb 37°C 22°C
Dom 37°C 23°C
Seg 37°C 24°C
Ter 35°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras