O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a pagar, nesta segunda-feira (2), o 13º salário em parcela única aos aposentados e pensionistas que passaram a receber o benefício após junho deste ano e têm rendimento acima de um salário mínimo. Aqueles que recebem até o piso nacional ou já eram segurados antes dessa data receberam o abono antecipadamente, entre abril e maio, como ocorre desde 2020.
Os depósitos do 13º estão sendo feitos junto com o pagamento regular do benefício e seguem até o dia 6 de dezembro. O calendário para segurados que ganham acima de um salário mínimo já começou, com pagamentos organizados pelo final do número do benefício. No total, 2.016.620 pessoas devem ser contempladas, com um valor total de R$ 1,5 bilhão.
Calendário de pagamento
Para quem ganha acima do piso nacional:
Para quem ganha até um salário mínimo (R$ 1.412):
O abono anual é pago a aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios temporários, como auxílio por incapacidade e auxílio-reclusão. O pagamento é proporcional ao tempo de recebimento. Mulheres que recebem salário-maternidade também têm direito ao 13º, mas o valor é pago com a última parcela do benefício. Beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada) não têm direito ao abono.
Os segurados podem verificar o número do benefício e informações sobre o pagamento pelo site ou aplicativo Meu INSS, acessando o serviço "Extrato de Pagamento". Outra opção é entrar em contato com a central telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Fonte: Portal T5
Mín. 24° Máx. 33°