Sábado, 18 de Janeiro de 2025
Banner Dra Priscylla
Banner Clima Sublime
Banner Topazio Tintas
Banner Dr Romulo
Banner Meu Bom Atacado
UNIFIP
Banner Hmais Onco
Saúde Covid-19

Paraíba tem aumento de casos de Covid-19 e chegada da subvariante XEC

Em resposta, as autoridades de saúde reforçam a necessidade de manter o esquema vacinal atualizado e retomar os cuidados preventivos, como uso de máscaras em ambientes fechados e higienização frequente das mãos.

18/01/2025 às 05h00
Por: Felipe Vilar Fonte: Patos Online com ClickPB
Compartilhe:
Imagem ilustrativa (Foto: reprodução)
Imagem ilustrativa (Foto: reprodução)

Os casos de Covid-19 e outras doenças respiratórias têm registrado um aumento significativo na Paraíba, reflexo das condições sazonais favoráveis à disseminação de vírus. Em resposta, as autoridades de saúde reforçam a necessidade de manter o esquema vacinal atualizado e retomar os cuidados preventivos, como uso de máscaras em ambientes fechados e higienização frequente das mãos.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

Subvariante XEC: alta transmissibilidade, mas casos leves

Entre as preocupações atuais está a nova subvariante XEC, pertencente à variante Ômicron, que já teve dois casos confirmados no estado. Embora seja altamente transmissível, estudos preliminares indicam que ela não apresenta maior gravidade em relação a outras variantes.

O infectologista Francisco Chagas, do Hospital Clementino Fraga, referência em doenças infectocontagiosas, esclareceu a situação:

Continua após a publicidade
Banner Clima Sublime

“Tem ocorrido a doença, geralmente casos mais leves. Algumas pessoas acabam evoluindo para a forma grave, mas isso ocorre principalmente em pessoas com comorbidades, idosos, crianças muito pequenas e aqueles que não se vacinaram ou estão com a vacinação desatualizada.”

Atualmente, o Hospital Clementino Fraga tem sete pacientes internados devido à Covid-19, sendo quatro na enfermaria e três na UTI.

Continua após a publicidade
Banner Meu Bom Atacado

Nova linhagem em monitoramento

A subvariante XEC foi detectada pela primeira vez no Brasil pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma variante sob monitoramento desde 24 de setembro de 2024. Apesar de ainda ser cedo para uma avaliação completa de sua gravidade, a OMS não a considera, até o momento, uma variante de preocupação.

Recomendações de saúde

Diante do aumento dos casos e da presença da nova linhagem, as autoridades reforçam medidas básicas de proteção:

  • Vacinação: Atualizar o esquema vacinal, especialmente para grupos de risco.
  • Higiene: Manter a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel.
  • Máscaras: Utilizar máscaras em locais fechados ou com aglomeração.
  • Monitoramento de sintomas: Procurar atendimento médico em caso de sintomas respiratórios, especialmente febre e dificuldade para respirar.

A Secretaria de Saúde da Paraíba segue monitorando a situação e alerta que a colaboração da população é essencial para controlar a transmissão do vírus e evitar novas internações.

Por Patos Online
Com informações do ClickPB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 04h07 - Fonte: ClimaTempo
25°
Tempo nublado

Mín. 25° Máx. 32°

Dom 32°C 24°C
Seg 30°C 23°C
Ter 31°C 23°C
Qua 31°C 24°C
Qui 31°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras