Quinta, 01 de Maio de 2025
Banner JC Motos
Banner Dra Joyce
Banner Dr Romulo
UNIFIP
Banner Dra Priscylla
Banner Chacara Canaa
Banner Hmais Onco
Política ACORDO

Hugo Motta e Alcolumbre devem entrar em acordo sobre MPs

Na Câmara, uma Medida Provisória só pode trancar a pauta se já tiver sido aprovada em comissão mista e lida no Plenário

04/03/2025 às 15h30 Atualizada em 04/03/2025 às 22h38
Por: Marcos Oliveira Fonte: O Antagonista
Compartilhe:
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

O alto escalão da Câmara dos Deputados está aguardando um alinhamento entre o presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), para definições sobre as Medidas Provisórias (MPs) nas próximas semanas.

Continua após a publicidade
Banner Guimaraes Oticas

De acordo com parlamentares, o acordo recente com Supremo Tribunal Federal (STF), que desbloqueou os pagamentos das emendas parlamentares, abre caminho para que o próximo tema a ser discutido entre as lideranças das duas Casas seja justamente o processo das MPs.

As discussões sobre o tema já estão em andamento, com o objetivo de restabelecer o processo constitucional e recriar as comissões mistas, compostas por deputados e senadores, responsáveis pela análise das medidas enviadas pelo Executivo. A relatoria dessas comissões seria alternada entre parlamentares das duas Casas.

Continua após a publicidade
Banner JC Motos

Senado subordinado

O atraso na deliberação de medidas provisórias causou mal estar ao Congresso Nacional no último ano. A O Antagonista, o senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS) reclamou da condução dada pelo Congresso Nacional sobre as MPs.

Continua após a publicidade
Banner Dra Priscylla

“Espero que o novo presidente trabalhe para que o Senado Federal não fique subordinado à Câmara dos Deputados, como aconteceu nos dois últimos anos, quando Medidas Provisórias que passaram pelo Senado Federal deixaram de ser analisadas e, com isso, engavetas por conta de disputas e interesses diversos”, disse Mourão.

“Brecha regimental”

Na Câmara, uma Medida Provisória só pode trancar a pauta se já tiver sido aprovada em comissão mista e lida no Plenário. Em função dessa “brecha” regimental, cinco Medidas Provisórias perderam a validade, conforme publicado no Diário Oficial da União, por meio de atos assinados por Rodrigo Pacheco, então presidente do Senado e do Congresso Nacional.

Entre MPs vencidas estavam iniciativas como o programa Mover e a isenção de Imposto de Renda sobre prêmios pagos a atletas olímpicos e paralímpicos. Após o vencimento, os temas foram reavaliados na forma de projetos de lei.

O Antagonista 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Patos, PB Atualizado às 04h04 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo limpo

Mín. 20° Máx. 36°

Sex 36°C 18°C
Sáb 36°C 18°C
Dom 35°C 22°C
Seg 36°C 20°C
Ter 34°C 22°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
RR Madeiras