
Um projeto de lei protocolado na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) pretende tornar obrigatória a disponibilização do livro “Ainda Estou Aqui”, do escritor Marcelo Rubens Paiva, em todas as escolas do estado, incluindo as redes pública e privada. A proposta é de autoria do deputado Doutor Romualdo (MDB).
Segundo o texto do projeto, além da distribuição do livro, também deverá ser implementado um programa de leitura e debate sobre a obra, que aborda a Ditadura Militar de 1964 e inspirou o filme brasileiro homônimo, vencedor de uma das categorias do Oscar.
O governo estadual ficaria responsável pela aquisição e distribuição de pelo menos um exemplar da obra para cada unidade de ensino.
De acordo com o deputado Doutor Romualdo, a proposta visa promover a leitura crítica e a reflexão entre os estudantes, abordando temas como memória, história recente do Brasil, relações familiares e superação.
"O livro proporciona uma rica oportunidade para o debate sobre direitos humanos, cidadania e valores sociais", justificou o parlamentar.
“Ainda Estou Aqui” conta a história de Eunice Paiva, esposa do ex-deputado Rubens Paiva, que foi preso, torturado e morto por agentes da ditadura. A obra traz reflexões sobre os impactos do regime militar na vida das famílias brasileiras.
A proposta deve ser apreciada nos próximos dias pela Assembleia Legislativa da Paraíba.
Por Patos Online
Com informações do Jornal da Paraíba
Aprovação Prefeita Rosalba Mota alcança quase 90% de aprovação em São José do Bonfim
Eleições 2026 Maioria dos paraibanos ainda não definiu voto para deputado estadual em 2026, aponta pesquisa
Conquista R$ 1.500.000,00: vereador Emano Araújo, em parceria com o deputado Mesinho Lucena, anuncia investimentos para saúde e esporte em Patos-PB
Legislativo Política de berço ou paixão em cuidar do povo? O trabalho incansável de Samuel Pinto em Patos
Imposto Câmara aprova projeto que prevê cobrança de tributo sobre o serviço de streaming audiovisual
Na Câmara Maikon Minervino declara apoio irrestrito ao prefeito Nabor Wanderley: “Se tem um babão, se chama Maikon”
Novembro Azul Francisca Motta conclama homens paraibanos a cuidarem da saúde no Novembro Azul
Isenção do IR Senado aprova e ampliação da isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil deverá valer já em 2026
Agradecimento Prefeita de Malta, Ana Peixoto, e líder político Nael Rosa recebem agradecimentos do Judiciário por apoio ao TRE em reunião com o desembargador Oswaldo Trigueiro Mín. 22° Máx. 36°