
Na manhã deste domingo, 16 de março, moradores de Coremas, no Sertão da Paraíba, realizaram uma manifestação em protesto à morte de Joel Vitória Pimentel, conhecido como Cascudo, de 20 anos, durante uma ação da Polícia Civil no último dia 13. Amigos e familiares do jovem saíram às ruas com cartazes e seguiram até a Delegacia de Polícia do município, exigindo respostas sobre o caso.
De acordo com informações da família, a ação policial teve início no fim da tarde de quinta-feira, 13 de março, quando os agentes se dirigiram à residência de Joel para cumprir um mandado de prisão. No entanto, a situação rapidamente se transformou em tragédia. Segundo relatos de uma irmã de Joel, os policiais chegaram à casa e anunciaram a presença da polícia, mas logo após, dispararam contra o jovem, que estava na área externa da residência.
A irmã da vítima afirmou, em áudios, que a polícia derrubou a porta da casa e começou a atirar sem aviso prévio. Ela ainda contou que sua mãe pediu para que Joel não reagisse e colocasse as mãos na cabeça, mas quando ele estava próximo ao muro, os policiais efetuaram os disparos, atingindo a cabeça de Joel. Após o ocorrido, os policiais deixaram o local.
Câmeras de monitoramento registraram a chegada dos policiais, que chegaram em dois veículos, e mostraram os momentos que antecederam o conflito.
A Polícia Civil, por meio do delegado Ilamilton Simplício, em contato com o portal Polêmica Patos, se manifestou sobre o caso, afirmando que os agentes cumpriam um mandado de prisão preventiva contra Joel por crimes de violência doméstica e tentativa de feminicídio contra sua ex-companheira. A ex-companheira teria registrado a queixa um dia antes do fato, e o pedido de prisão foi atendido pelo Judiciário.
Segundo o delegado, ao chegarem à residência de Joel, ele teria corrido em direção a um muro e ao matagal, não se entregando à abordagem policial e fazendo gestos que os policiais interpretaram como se estivesse armado. Foi nesse momento que, segundo a versão policial, disparos foram feitos, e posteriormente, por volta das 20h, a polícia recebeu a informação de que Joel havia sido encontrado morto.
O delegado Ilamilton Simplício ressaltou que um procedimento investigativo será aberto para apurar a conduta dos agentes envolvidos na ação.
Veja abaixo as imagens da manifestação e da ação da polícia:
Por Patos Online
Com informações do Diamante Online
Acidente fatal Professor morre em grave acidente de moto entre Aguiar e Coremas
Prisão Homem é preso em Coremas por violência doméstica e furto durante a madrugada desta sexta-feira (5)
Acidente fatal Casal morre e filha de 4 anos fica ferida após colisão com animal solto na PB-366, em Coremas
Grave Homem em situação de rua é queimado enquanto dormia no Centro de Coremas; suspeito é preso pela Polícia Militar
Tráfico de drogas Polícia Civil apreende grande quantidade de maconha e prende suspeito de tráfico em Coremas
Mandado de Prisão Polícia Civil prende homem acusado de tentar matar o próprio pai em Coremas
Homenagem Diretor do Complexo Hospitalar de Patos, Dr. Francisco Guedes, recebe título de cidadão coremense: “Uma honra imensa”
Estupro Homem é preso acusado de estuprar a própria sobrinha de 14 anos na zona rural de Coremas
Afogamento Bombeiros localizam corpo de empresário vítima de afogamento no Açude de Coremas após dois dias de buscas Mín. 23° Máx. 37°